Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

Novamente as fortes chuvas que atingiram o Estado do RS nos últimos dias causaram transtornos aos moradores em várias partes da cidade.   

Os bairros Wolf e Pinvest assim como na semana passada foram os mais atingidos. As mesmas ruas foram alagadas em decorrência dos mesmos problemas.  

O presidente da Associação dos Moradores da Wolf publicou nas redes sociais um novo apelo e pedido de socorro: 

Mais uma chuva e a comunidade assim. A triste realidade aqui na Wolf é idosos e crianças tudo na água. Sim a rua o acesso é água. Pedimos por nossa comunidade, pedimos por um olhar dos engenheiros da prefeitura.  

David Locatelli também citou a necessidade de limpar os valos que circundam a vila que devido ao grande volume de água acabam transbordando e a água alaga as ruas do bairro. 

                           

“Se não mexer vai continuar sim” desabafa o líder comunitário. Que acrescenta que são muitas famílias afetadas pelos alagamentos.  

O problema dos valos que transbordam acaba também gerando problemas de alagamentos no vizinho bairro Balneário Rebello.  

Na postagem do presidente da Associação de Moradores da Wolf uma moradora do Balneário comentou: 

E isso mesmo precisa ser resolvido essa água passa por aí enche o campo e desemboca aqui no meu terreno no balneário meu pátio fica cheio quando chove o que me ajuda é ter um boeiro na frente da casa e esgotamento no pátio infelizmente não é a primeira vez. Será que vamos passar as épocas de chuva sempre com água na porta essa é a pergunta? 

No bairro Pinvest os alagamentos também se repetiram. E as Ruas Renato Cirne Junior e Novo Hamburgo  são as mais atingidas novamente. Também foram detectados alagamentos na rua Mauá e Cel. Vasconcelos. Na verdade, em várias partes da cidade houve alagamentos. Causados pelo volume das chuvas e a inércia da prefeitura. 

Nos comentários os moradores cobram mais agilidade da prefeitura e também dos vereadores.  

Na tarde desta segunda-feira a Prefeitura Municipal de Tapes publicou uma nota em sua página nas redes sociais onde tenta explicar que apesar do trabalho da Secretaria de Obras limpando e construindo bocas de lobo as fortes chuvas acabaram alagando novamente a cidade. E promete “o mais breve possível resolver os problemas que geram os alagamentos.”  

Porém os moradores reclamam que na última chuva forte que ocorreu no início do mês a mesma resposta foi dada e nenhuma ação realizada.  

 O problema é histórico  

Muitos bairros de Tapes foram construídos em área de lavoura de arroz. Desde início do município. A cidade tem um solo que absorve a água como uma esponja e depois de encharcada acaba transbordando água. O lençol freático alto acaba agravando mais a situação

              .                                

Soma-se o fato de o sistema pluvial ser antigo, com mais de 40 anos, e muitas vezes entupido devido acumulo de lixo.   

Em bairros como a Wolf, a situação é mais grave ainda. Quando foi construído o loteamento não houve preocupação de realizar um sistema de drenagem capaz de evitar os alagamentos.        

A mesma situação se repete em vários bairros e na Pinvest.  

E também se repete a falta de uma solução.  

A inércia da prefeitura não é por falta de equipe 

No início do governo de Luiz Garcez houve a contratação de dezenas de funcionários de forma emergencial para atuarem na Secretaria de Obras. No setor de engenharia da Prefeitura onde trabalhavam anteriormente 2 servidores agora são 7. 

Dois arquitetos, uma trabalhando ainda sem contrato, um outro ocupando um cargo que havia sido extinto em 2016. Além deles há uma coordenadora do setor de engenharia, um assessor de planejamento, uma pessoa atuando como auxiliar administrativo e ainda um outro funcionário e um engenheiro de carreira o único concursado, os outros seis servidores são CCs (cargos de confiança).  

Não é por falta de funcionários e servidores que os setores de obras e engenharia não conseguem resolver o problema. Além disso existe ainda uma empresa contratada para fazer o trabalho de limpeza de ruas e bocas de lobo.  

Com este número grande de funcionários a pergunta dos moradores é procedente: por que os problemas crônicos de infraestrutura que há muito tempo causam transtornos nos bairros principalmente alagamentos, não são resolvidos? 

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?