Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

Nesta terça-feira 19.11 a Unidade da UERGS de Tapes promove atividade em comemoração a Semana da Consciência Negra. O evento é coordenado pela professora Rafaela Printes.
A partir das 18h irá ocorrer uma Roda de Capoeira com o Grupo Norte Sul. Logo após haverá a a exibição do documentário Brasil DNA África.

A projeção será seguida por debate . Que contará com a participação da pesquisadora Joseane Santos, do ativista cultural Vagner Alves de Borba, da presidente da Escola de Samba Apito de Ouro Helenai Xavier Ramos e do presidente do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Tapes João Amaral.
O documentário retrata o resgate da origem de parte dos brasileiros ao contar a história de cinco cidadãos comuns que se submetem a um teste de DNA e descobrem suas origens na África.

O evento que inicia ás 19h é aberto à comunidade.

O dia Nacional da Consciência Negra

É celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data foi estabelecida pelo projeto Lei n.º 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, somente em 2011 a lei foi sancionada (Lei 12.519/2011) pela então presidente Dilma Rousseff.

Os primeiros africanos trazidos para o Brasil como escravos chegaram aqui em 1532 e o fim do tráfico negreiro deu-se em 1850, pela Lei Eusébio de Queiroz.
Após a abolição formal da escravidão no dia 13 de maio de 1888, a busca pela igualdade por direitos dos negros jamais cessou.
A discriminação, sentida em todas as áreas, tornou o negro excluído da sociedade, da educação e consequentemente, do mercado de trabalho.

Durante o período de novembro, diversas atividades e projetos são realizados nas escolas e universidades de todo o país para comemorar a luta dos afrodescendentes.
Além disso, tem o intuito de conscientizar a população para a importância desse povo na formação social, histórica e cultural do país.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?