Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

A chuva que castigou Tapes nos últimos dias deixou várias partes da cidade alagadas. Segundo informações dos institutos de meteorologia choveu o equivalente à média de 15 dias.

Muitos bairros de Tapes foram construídos em área de lavoura de arroz. Desde início do município. Tapes tem um solo que absorve a água como uma esponja e depois de encharcada acaba transbordando água. O lençol freático alto acaba agravando mais a situação.

Soma-se o fato do sistema pluvial ser antigo, com mais de 40 anos, e muitas vezes entupido devido acumulo de lixo. 

Em bairros como Santo Antônio Pinvest, a situação é mais grave ainda. Quando foi construído o loteamento Pinheirais da Lagoa não houve preocupação por parte da empresa de realizar um sistema de drenagem capaz de evitar os alagamentos.

Nas redes sociais neste domingo 06.09, foi justamente os moradores da Pinvest que através de publicações de fotos na página da AMORPI – Associação dos Moradores do Bairro Santo Antônio Pinvest, que se manifestaram cobrando dos políticos e governantes uma solução para os constantes alagamentos.

O prefeito Silvio Rafaeli se manifestou afirmando ao Portal A Notícia que os problemas estruturais do bairro são consequência da falta de drenagem e tem sua origem na formação do loteamento que originou a Pinvest.

“Quando fizeram o loteamento não se preocuparam com drenagem. Assim, na primeira casa, já foi feito aterramento, e assim consecutivamente. Muitas vezes cortando caminhos naturais das águas correr para a lagoa. Ou para o jacarezinho. Ou ainda para o escoamento da entrada do trevo. Já aprofundamos esses veios, com a ajuda dos arrendatários da área de lavoura, mas, não tem como tirar com velocidade água que fica numa bacia, sobre o meio do bairro. E onde um vizinho para embelezar seu terreno, colocou canos finos na frente da sua residência, ali diminui o fluxo, e a água demora a infiltrar. Depois, quando tentamos escoar nos deparamos no caminho, aquilo que eu dizia lá no começo, ou tem uma casa, ou uma garagem, ou um muro na reta de onde um valo daria puxada para essa água.”

Na postagem na página da AMORPI  morador da Pinvest desabafou:

Se chover mais vamos ter que comprar um barco porque no verão e um tal de vem pra Tapes, vem para as praias, mas vem no inverno ver a situação da Pinvest. Sei que não é só aqui na minha rua. E nem só aqui na Pinvest Mas o nosso IPTU serve para que mesmo? Porque faz tempo muito tempo que isso acontece. Qualquer chuvinha fica assim. Até quando?

Segundo o prefeito Silvio Rafaeli uma equipe da secretaria de obras esteve no local. O próprio prefeito acompanhou os trabalhos. E afirmou que como a chuva deve prosseguir até domingo somente após é que a prefeitura poderá realizar ações no bairro.

Além dos alagamentos que ocorrem em outros bairros também construídos em locais onde antes era lavoura de arroz como o loteamento Tejada e Wolf, existe também a preocupação com as sangas que podem transbordar causando mais transtornos ainda para as comunidades ribeirinhas. Principalmente na Vila Nova e loteamento Arroio Teixeira. 

Tapes possui duas sangas, Charqueadas e do Meio que atravessam a cidade além de um arroio conhecido como Arroio Teixeira.

Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários, Alessandro Vasques, o volume de água das sangas estão sendo monitorados. E na manhã desta segunda-feira 07.09 o nível das sangas já estava 2 metros acima do normal. No entanto a possibilidade de enchentes é descartada se não houver um volume muito alto de água descendo da região de Sentinela e Cerro Grande do Sul que acabam desaguando na lagoa.

“Estamos monitorando as sangas da nossa cidade, devido à grande quantidade de chuva que está caindo na nossa região, por enquanto só alagamentos em algumas áreas da cidade, nível das sangas está dois metros acima do nível normal sem riscos de enchente no momento.”

Segundo o Instituto de Meteorologia Clima Tempo até quarta-feira o tempo será chuvoso, na quinta-feira até domingo irá alternar entre tempo bom e chuvas em parte do dia. No sábado haverá chuvas mais fortes. Já na segunda-feira  retorna o tempo bom com sol e temperaturas mais altas.

Fotos página da AMORPI facebook

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?