Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

O alcoolismo preocupa. No Brasil atinge mais de 10 milhões de pessoas e é responsável pela ocupação de 32% dos leitos hospitalares.

O consumo de bebidas alcoólicas também contribui para outra triste estatística. Cerca de 75% dos acidentes automobilísticos fatais são provocados por motoristas alcoolizados. Assim como boa parte dos problemas conjugais tem no alcoolismo sua causa principal. 

A depressão e possíveis convulsões, problemas cardíacos além de outras doenças tem sua origem no abuso do uso do álcool. 

Como procurar ajuda para o alcoolismo

– Meu nome é R. sou alcoólatra. Hoje eu não bebi. Mas isso não era assim. Tempos atrás eu não tinha tempo para nada , nem para conviver com meu filho , de leva-lo ao parque ou acompanha-lo nas tarefas escolares, não respeitava minha mulher e também não era respeitado por ela. Vivia mentindo e meu tempo era todo ocupado pela bebida e pelos meus amigos de bar. No trabalho comecei a ser enxotado foi então que procurei um grupo de AA. ( Alcoólicos Anônimos ). Escutei companheiros como vocês que me ensinaram e me deram uma luz e uma esperança. Descobri que é ótimo ficar sóbrio. A gente pensa melhor vê as coisas com mais clareza. Hoje quando sio do trabalho não vou para o bar e sim para casa. Fico na volta de meu filho e de minha mulher. Não bebi hoje, não bebi ontem e pretendo não beber amanhã. Obrigado e mais 24 horas de sobriedade para todos.

Esse foi o relato de um membro do Grupo de A.A. 19 de Maio durante reunião que são realizadas semanalmente em Tapes.

São os depoimentos dos integrantes que reforçam a decisão de parar de beber.

Geralmente os relatos iniciam contando os momentos difíceis e o drama de quem chega no fundo do poço. Após é relatado como a pessoa procurou o grupo de A.A e como mudou sua vida depois que para de beber e fazer o programa de recuperação.

Ficar sóbrio por 24 horas. Evitar o primeiro gole. Comemorar uma vitória de cada vez.

Essa é a receita dos integrantes do Grupo 19 de Maio de Alcoólicos Anônimos, que há mais de 30 anos ajuda aqueles que querem parar com o vício.

A proposta trazida há 60 anos para o Brasil, de ajudar aqueles que querem largar o vício, não dispensa o auxilio médico e nem pode ser considerada infalível. Mas já fez com que milhares de pessoas largassem a bebida e retornassem á uma vida normal.

Segundo um dos coordenadores do Grupo de A.A o mais difícil no tratamento de um alcoólatra é fazer ele perceber que está doente. Eles costumam dizer que param quando querem e só bebem socialmente.

Na maioria das vezes são os familiares que percebem que está na hora de pedir auxilio. É nesse momento que os membros do AA abordam o que chamam bebedor problema. E o convidam para participar dos encontros do Grupo de AA.

Nas reuniões incentivadas pelos médicos especialistas da área, eles não são obrigados a falar, mas sempre surgem relatos de pessoas que venceram ou estão lutando contra a dependência. Como vimos no relato acima.

Todo o processo dentro do grupo de AAs é regido por 12 passos que o participante deve seguir para vencer o álcool.

O primeiro deles, por exemplo, é “admitir a impotência perante a bebida”. “não consigo parar de beber”. Reconheceu F. de 40 anos.

Na segunda ele voltou a participar das reuniões do grupo de AA para tentar deixar o álcool.

Ao final da primeira reunião que participou decidiu ingressar no programa de recuperação. F. recebeu uma ficha de plástico amarela e permanecendo três meses sem beber receberá uma ficha azul.

E com o passar do tempo colecionará peças de outras cores, como símbolo de luta contra a bebida.

Se tiver uma recaída volta a categoria de iniciante recebendo a ficha amarela novamente. E devolvendo as outras recebidas.

Para não voltar a beber precisamos reformular os valores de nossas vidas” ensinou S.T., que está sem beber há mais de uma década. “os AAs não integram nenhuma religião e nem pretendem substituir uma terapia.

Depois que nos recuperamos sentimos a necessidade de permanecer no grupo para transmitir a mensagem para os outros” garante J.

O anonimato não é adotado pela vergonha da condição de alcoólatra, eles não dizem o nome para evitar o risco de um integrante colocar a personalidade acima dos princípios de AAs.

O que é o Alcoólicos Anônimos

Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças a fim de resolver seus problemas comuns e ajudar outros a recuperarem-se do alcoolismo.

O único requisito para ingressar no AA é o desejo de parar de beber. Para ser membro do AA não há necessidade de pagar taxas ou mensalidades.

Os grupos são autossustentáveis através de suas próprias contribuições.

Os AA não estão ligados a nenhuma seita ou religião, nem a um partido politico, tão pouco a alguma organização ou instituição e não deseja entrar em nenhuma controvérsia, não apoia e nem combate nenhuma causa.

O propósito primordial é manterem-se sóbrios seus membros e ajudar outros alcoólicos a alcançarem sua sobriedade.

Onde encontrar um Grupo de AA em Tapes ?

O grupo de AA 19 de Maio , de Tapes, funciona na rua Felicíssimo Alfonsín, no prédio do antigo Ginásio das Freiras.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?