Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

Inicia neste sábado a Iª Festa de Yemanjá de Arambaré. A atividade será realizada no santuário localizado na orla da Lagoa em frente ao parque municipal de evento.

Carreata, apresentações artísticas de corais e grupos de curimba e ritos religiosos fazem parte da programação.

Os organizadores afirmam que o evento será publico, apenas estão pedindo doação espontânea de 1 kg de alimento que será destinado à pessoas em situação de vulnerabilidade, através da Secretaria de Ação Social daquele Município.

A programação inicia ás 20hs com concentração em frente ao Centro Cultural da Inúbia. Em carreata os fiéis seguiram até a praça Paraíso das águas onde ás 21hs ocorre a abertura oficial da festa.

Com a inauguração da praça e apresentações artísticas com o Coral Luzeiros e Grupo de Tambores e Atabaques. Às 22h30 iniciam os ritos religiosos em homenagem a Yemanjá.

No domingo as festividades inciam ás 6h e se estendem o dia todo. Tendo como ponto alto a realização de casamento umbandista ás 17hs.

São Lourenço do Sul

Em São Lourenço do Sul a Festa ocorre neste sábado dia 1º de fevereiro com extensa programação. A homenagem a Deusa das águas acontece na praia da Barrinha.

Tradicional, o evento que iniciou em 1978 tem expectativa de receber 10 mil pessoas, conforme a Associação de Cultos Afros de São Lourenço do Sul, que realiza a festa com apoio da Prefeitura.

A presidente da Associação de Cultos Afros, Clara de Oyá é uma das organizadoras do evento religioso que conta com apoio da prefeitura através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.

A programação da Festa de Iemanjá inicia às 17h. Haverá distribuição de frutas e doces para crianças e apresentação de danças afros com a professora e coreografa Daniela Azevedo.

Às 17h inicia também o show com Trio Luxúria e DJ Luis Mix. Às 19h o show será com Rafa e Banda, atração oferecida pela Prefeitura .

A abertura oficial ocorrerá ás 21h. O evento terá também praça de alimentação e food trucks e exposição de artesanato.

Neste ano a procissão será terrestre, saindo às 22h30 da rua São José, 145 em direção a praia da Barrinha, para então receber as homenagens dos fiéis e a realização de culto religioso.

Ao longo da programação, terreiras farão atendimento ao público.

Yemanjá Deusa do panteão africano

Yemanjá é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá “Yèyé omo ejá” “Mãe cujos filhos são peixes” .

Deusa da nação de Egbé, nação esta Iorubá onde existe o rio Yemojá (Yemanjá). No Brasil, rainha das águas e mares. Orixá muito respeitada e cultuada é tida como mãe de quase todos os Orixás Iorubanos, enquanto a maternidade dos Orixás Daomeanos é atribuída a Nanã. Por isso à ela também pertence a fecundidade. É protetora dos pescadores e jangadeiros.

Comparada com as outras divindades do panteão africano, Yemanjá é uma figura extremamente simples. Ela é uma das figuras mais conhecidas nos cultos brasileiros, com o nome sempre bem divulgado pela imprensa, pois suas festas anuais sempre movimentam um grande número de iniciados e simpatizantes, tanto da Umbanda, Batuque do RS e do Candomblé da Bahia e Rio de Janeiro.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?