Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

O Atlético foi fundado em 17.02 de 2018. Nascido da iniciativa de três professores de escolinhas de Tapes.

Os professores Igor Forte, Mauricio Tavares e Roberto Garcia, já algum tempo tinham contatos com jovens atletas devido atuação nas escolas e nas escolinhas do Grêmio Esportivo Juvenil.

Em uma conversa resolveram trabalhar com Fut Sal. Na época a modalidade tinha perdido destaque nas categorias de base na cidade e na região.

Nestes dois anos de existência foram muitas as conquistas. O treinador Roberto Garcia relembra também das dificuldades enfrentadas.

Tivemos diversas conquistas nesse período, até muito acima do que esperávamos, pois no início sempre é muito difícil todo trabalho.”

E acrescenta que a grande conquista, foi ter um grande número de alunos, pais e apoiadores que confiaram no trabalho. E na análise dos fundadores esse apoio acabou criando as condições para a obtenção de resultados.

Neste período uma das prioridades do Atlético Costa Doce foi incentivar a participação em diversas competições em nível regional, estadual e até nacional. Esta experiência proporcionou aos jovens que participam das categorias de base do clube integração com outras escolinhas, a troca de experiências e evolução como jogadores.

Hoje o Atlético conta com 180 atletas, oriundos das cidades de Tapes, Sentinela do Sul e região.

A comissão técnica é composta por Roberto Garcia, coordenador geral, Igor Forte, como coordenador adjunto, atua como auxiliar técnico, assumindo nessa temporada como treinador de algumas categorias, Mauricio Tavares, coordenador adjunto e sócio da escolinha, afastado nesse momento por razões profissionais. Todos são professores de Educação Física. Além de sócios na escolinha.

Além destes, Guilherme Frederico, integra a comissão como auxiliar técnico.

Segundo Roberto Garcia, para ingressar no Atlético Costa Doce não há necessidade de avaliação. Os atletas participam, pagando uma taxa simbólica de mensalidade.

Os atletas destaques são indicados para avaliações em equipes tradicionais. jovens do clube já realizaram testes no Internacional, Juventude, Pinheiros, São José, Rio Grande, ACBF e outros clubes.

Inclusive profissionais do Juventude e Internacional, estiveram em Tapes observando os alunos das escolinhas de base do Atlético.

Nessas avaliações, vários atletas acabaram indo treinar em clubes de destaque no cenário estadual. Um destes é o jovem Luis Fernando que atualmente está integrando a categoria sub-20 do Esporte Clube Juventude. Há 3 anos Luis foi para Taquari através de indicação do treinador Roberto Garcia, que na época treinava o Juvenil de Tapes. Desde então o professor tem acompanho a carreira deste atleta.

No início o clube se chamava Atlético Tapense. A expectativa dos sócios da escolinha era realizar uma parceria com a Prefeitura de Tapes. Não houve avanços. Diante disso os coordenadores do clube procuraram a prefeitura de Sentinela do Sul.

Nós tínhamos como meta ter uma parceria com a Prefeitura de Tapes, e ser uma escolinha apenas do município, representando o município por onde passar, como não recebemos retorno e interesse da gestão do município, procuramos além de Tapes expandir nosso projeto para outras cidades, e fomos recebidos de braços abertos por Sentinela do Sul, onde desenvolvemos o projeto a 1 ano e 6 meses em parceria com o CRAS de Sentinela do Sul” diz Garcia.

Outras prefeituras foram contatadas. Das cidades de Camaquã, Cerro Grande do Sul, Sertão Santana e Barra do Ribeiro.

Foi quando foi efetivado a troca de nome para Atlético Costa Doce, procurando assim ser o representante da região em competições de nível estadual e nacional.

No entanto mesmo com o crescimento da escolinha e de inserção na região, a principal dificuldade enfrentada foi a financeira. Com poucos recursos é muito difícil manter o projeto que exige gastos com aluguel da quadra, materiais, bolas, uniformes, viagens, inscrições de competições e etc.

A maior parte dos recursos do Atlético tem sua origem nas mensalidades dos alunos, onde a maioria muitas vezes não tem condições de pagar, somada aos recursos de patrocínios e ações como rifas, pedágios e eventos.

Mas além disso, temos outras dificuldades e empecilhos colocados por pessoas, que são as vezes contra esses projetos e tentam atrapalhar de algumas maneiras, mas que para nós serve de estímulo para seguir lutando e incentivando o esporte de base na região.”

Para superar as dificuldades financeiras o clube busca também apoio junto aos “padrinhos” que assumem a mensalidade daqueles que não tem condições, além de apoiadores, patrocinadores e ações como rifas, pedágios e eventos.

As conquistas do Atlético Costa Doce

A principal conquista da equipe foi o campeonato Centro-Sul de Futsal na categoria sub-13. Está é a competição mais importante da região. Competição que o Atlético se prepara e participa durante todo o ano.

Outra conquista considerada importante foi o vice-campeonato da Copa Pequeno Gigante em Campo Bom. Por ser uma competição nacional, que conta com equipes tradicionais do estado e do Brasil. E também por ser na modalidade de futebol de campo, que não era prioridade nos primeiros anos do clube.

Nos enche de orgulho, pois equipes da região lutam sempre nessas competições nacionais como Três Coroas e Campo Bom e sabemos o quanto é difícil chegar a uma decisão lá, enfrentando e eliminando equipes como Novo Hamburgo, Aimoré, São José e outras grandes equipes.”

Roberto não esconde a felicidade em falar que em dois anos o clube ter 13 troféus na galeria do Atlético.

Como participar das escolinhas do Atlético

Em 2020 os treinos do Atlético Costa Doce serão realizados no Ginásio da Orla. O retorno das atividades aconteceu nesta terça-feira 18 de Fevereiro. As atividades ocorrem às 14 horas, todas as terças e sextas, sempre no contraturno escolar dos alunos.

O jovens e pais podem comparecer no ginásio, fazer sua inscrição, dois treinos de adaptação e depois seguir as atividades durante o ano.

Os interessados podem entrar em contato com os professores pelos fones 980 21 1912 ou 996 92 9927 e agendar um primeiro treino ou também acessar as redes sociais do Atlético e identificar o horário de treino, para fazer sua inscrição.

A intenção da comissão técnica é a médio prazo, retornar para as atividades na modalidade futebol de campo e ampliar as atividades para outras cidades da região.

Veja as conquistas do Atlético Costa Doce nestes dois anos de existência

Em 2018

Campeão Torneio de Integração Sub-11

Campeão Torneio de Integração Sub-15

Campeão Torneio de Integração Sub-17

Campeão Torneio Bar da Figueira Força Livre

Vice-Campeão Centro-Sul de Futsal Sub-15

Terceiro Lugar Centro-Sul de Futsal Sub-17

Em 2019

Campeão Copa Sertão Santana Sub-18

Campeão Taça Barão do Triunfo Sub-18

Campeão Torneio de Integração Sub-17

Campeão Copa Dedão Sub-18

Campeão Centro-Sul de Futsal Sub-13

Campeão Copa da Barra Sub-13

Vice-Campeão Praiano de Camaquã Sub-11

Terceiro Lugar Centro-Sul de Futsal Sub-17

Em 2020

Vice-Campeão da Copa Nacional Pequeno Gigante Sub-17

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?