Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

Andar nas calçadas de Tapes é um desafio para idosos , para pessoas com limitações para locomoção, cadeirantes e mesmo para a população em geral.

Se for em dia de chuva o desafio é maior ainda.

Um dos principais obstáculos são as bicicletas estacionadas de forma irregular.

Em muitos lugares o estacionamento de bicicletas é colocado na calçada e não no local correto com as rodas para a rua.

O código de posturas de Tapes/RS -lei nº 1.977 trata sobre o estacionamento de bicicletas no art. 164 – em seu primeiro paragrafo– afirma que “ o estacionamento individual de bicicletas se dará paralelamente ao cordão da calçada, nunca sobre o passeio público”. No segundo paragrafo define que “ o estacionamento coletivo de bicicletas, permitido mediante autorização, se dará de forma transversal, onde apenas as rodas dianteiras fiquem sobre a calçada, vedada obstrução maior do passeio”.

No entanto como vemos nas fotos abaixo ninguém obedece a lei e quem tem que fiscalizar tão pouco fiscaliza.

Uma das soluções seria a construção de bicicletários em locais onde não existam portas de lojas, em ruas laterais a Avenida Assis Brasil. Menos movimentadas e próxima ao comércio.

E o ciclista teria um local especifico, seguro e identificado, onde ele coloque sua bicicleta (com trava de segurança) e não atrapalhe a circulação e que os veículos respeitem.

E por fim caberia a prefeitura fazer cumprir o código de postura e propor alternativas. E aos vereadores tratarem desta pauta na Câmara Legislativa. Mas nada é feito e o problema se arrasta há anos.

                                      

 

                                       

Fotos Karem Lopes

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?