No alto da coxilha de uma fazenda, na localidade conhecida como Potreiro Grande, cidade de Sentinela do Sul, o Casarão chama atenção pela imponência.
Quem passa pela estrada que cruza em frente a propriedade não esconde a vontade de entrar pela porteira e se dirigir até a “casa assombrada” e confirmar se os relatos são verdadeiros.
Bolas de fogo, fantasmas e um tesouro enterrado desperta e instiga a curiosidade.
A casa foi construída no século XIX. Passou por vários donos. Hoje um empresário e produtor rural de sentinela do sul arrenda o local. Para plantar e criar gado. Porém não reside no local. Mora em outra propriedade nas proximidades.
Chegar no casarão vazio, ao final da tarde faz o coração disparar. Não havia ninguém no local. Nem o dono e tão pouco algum caseiro.
A porta principal estava trancada. Mas ao lado direito da casa, uma porta aberta é um convite ao inesperado.
Ao entrar e circular pelos espaços da casa, se tem uma sensação angustiante ao observar um sofá velho, como único móvel em uma sala de estar ampla, próximo a porta da entrada principal. Uma atmosfera densa envolve o local, aumentando a curiosidade e dando veracidade a fama do casarão assombrado.
São vários cômodos. Mais de vinte peças. Corredores e as salas amplas indicam o poder econômico de quem viveu na residência no século passado.
Segundo os vizinhos, vultos e fantasmas foram visto vagando pelos corredores. Portas que batem. Sons inaudíveis. São alguns dos relatos de antigos moradores do casarão.
O aparecimento de bolas de fogo, visto também pelos vizinhos que moram nas redondezas seriam indicadores de um tesouro enterrado no local.
A lenda é que um antigo proprietário havia enterrado um tesouro com ouro e prata em baixo de uma figueira. Tesouro nunca encontrado embora tenha sido escavado buracos ao redor de algumas árvores do pátio e no entorno da casa.
Após uma rápida circulada pelos cômodos e caminhada em volta da casa, se percebe que apesar da degradação do tempo, principalmente no madeiramento, o casarão imponente, mas do que histórias de assombrações é memória histórica da antiga Alto das Dores e região.
3 Comentários
Alguém teria o contato do proprietário?
Como eu poderei conseguir?
Gostaria do contato do proprietário do casarão de Sentinela do sul?
Já está na hora das auroridades de Sentinela do Sul olharem para este casarão e o tombarem como patrimônio histórico do município. O local poderia servir como um centro cultural ou um museu, promovendo cultura e servindo como fonte de renda para o turismo da região.