Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

As fortes chuvas que atingiram o Estado do RS nos últimos dias em Tapes deixaram várias partes da cidade alagada.  

Para esta quarta-feira 08.09 a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva, por vezes forte, e com trovoadas isoladas. O que deve agravar a situação  em partes da cidade.  

Muitos bairros de Tapes foram construídos em área de lavoura de arroz. Desde início do município. A cidade tem um solo que absorve a água como uma esponja e depois de encharcada acaba transbordando água. O lençol freático alto acaba agravando mais a situação. 

Soma-se o fato de o sistema pluvial ser antigo, com mais de 40 anos, e muitas vezes entupido devido acumulo de lixo.  

Em bairros como a Wolf, a situação é mais grave ainda. Quando foi construído o loteamento não houve preocupação de realizar um sistema de drenagem capaz de evitar os alagamentos.                            

O presidente da Associação de moradores do bairro Wolf, David Locatelli afirmou a reportagem do Portal A Notícia que está pedindo ajuda as autoridades.  

A quadra 6 é a mais alagada. A água já estaria atingindo algumas casas.  As quadras 4 e 5 também estão com alagamentos.  

Segundo o líder comunitário houve problemas na construção do sistema de escoação de esgoto pluvial. Os bueiros foram feitos onde não eram necessários.  

Na quadra 6 onde cai o escoamento da água, foi feito o oposto do que deveria ser o correto. O caimento da água é em um lado da rua e o bueiro foi feito do outro lado.  

Nas quadras 4 e 5 o mesmo vem ocorrendo. Muitas casas estão com o pátio alagado.  

Uma moradora enviou áudio na manhã desta quarta-feira afirmando que a água já estaria entrando na casa e os moradores para saírem de casa precisam andar dentro da água. 

O presidente da Associação fez um apelo nas redes sociais e também enviou mensagem para a prefeitura, mas ainda não havia recebido resposta.  

David Locatelli disse que entende que este é um problema que atinge toda a cidade.  Mas toda vez que tem chuvas fortes o bairro fica alagado e como morador e presidente da associação precisa se preocupar com a situação de seu bairro.  

Na Pinvest também já é percebido alagamentos em algumas ruas como Novo Hamburgo e Renato Cirne. Algumas casas também estão com os pátios alagados e a água já começa a entrar nas residências.

Segundo Ezau Geraldo Trzeciak Ribeiro, presidente da Sapla– Associação do bairro, existem dois pontos na rua Novo Hamburgo complicados e na rua Renato Cirne o acesso às casas está bem difícil devido os alagamentos.  

                                                   

No bairro Santo Antônio Pinvest, quando foi construído o loteamento Pinheirais da Lagoa, não houve preocupação por parte da empresa de realizar um sistema de drenagem capaz de evitar os alagamentos. O local também foi construído em uma área que era lavoura de arroz.  

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Tapes afirmou que realmente as quadras 4, 5 e 6 são as mais atingidas na Wolf e concorda que o principal motivo é que o escoamento através do esgoto pluvial não dá conta do volume de água que acaba se acumulando formando alagamentos. 

Alessandro Vasques afirmou que os BVs não tem relatos de alagamentos em outros bairros.  Apenas em locais onde os terrenos são baixos.  

Sobre a situação das sangas e do Arroio Teixeira, o comandante dos Bombeiros Voluntários afirma que a avaliação ainda é de normalidade. 

Porém o medo é que com as próximas horas quando a água acumulada em Cerro Grande do Sul e Sentinela desceram em direção à lagoa pelas sangas e arroios.   

Nestas ocasiões os bairros Arroio Teixeira e principalmente a Ilhota na Vila Nova sofrem com os alagamentos.  

Os Bombeiros Voluntários seguirão durante o dia monitorando a situação.  

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?