Os cientistas identificam um anticorpo monoclonal humano que impede o coronavírus, que causa o COVID-19, de infectar células em laboratório.
Este é um estudo realizado por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Utrecht, do Centro Médico Erasmus e da Harbor BioMed (Alemanha), publicada nesta segunda-feira na revista Nature Communications, que é o primeiro passo para o desenvolvimento de um anticorpo contra tratar ou prevenir o surto do coronavírus.
Segundo os especialistas, esse anticorpo neutralizante tem o potencial de alterar o curso da infecção no hospedeiro infectado, apoiar a eliminação do vírus ou proteger uma pessoa não infectada que é exposta ao vírus.
O anticorpo usado neste trabalho é “completamente humano”, o que permite avançar mais rapidamente e reduzir o potencial de efeitos colaterais relacionados ao sistema imunológico.
Os anticorpos terapêuticos convencionais são desenvolvidos primeiro em outras espécies e, em seguida, devem ser submetidos a trabalho adicional para “humanizá-los”.
Fonte: Geo Notícias