Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

Parece paradoxal a manchete, mas é isso mesmo.

Com a decisão do governo do estado de flexibilizar as restrições para funcionamento do comércio anunciadas na terça-feira 04.08, as prefeituras aproveitaram para nesta quarta-feira editarem seus decretos de reabertura geral do comércio.

Ontem o Gabinete de Crise do governo do Estado deliberou, alterações nos protocolos sugeridos para a bandeira vermelha, que classifica as regiões como de alto risco epidemiológico.

As mudanças, envolvem o comércio varejista não essencial, localizado em ruas, centros comerciais e shoppings, e o funcionamento de restaurantes.

A ação do governador Eduardo Leite lavando as mãos diante da situação grave por que passa o estado no combate a Covid-19, motivou os prefeitos a publicarem seus decretos. Buscando diminuir as pressões de setores econômicos das cidades.

Em Camaquã empresas reabrem nesta manhã de quarta-feira. Ontem 30 novos casos e total chega a 418.

No boletim divulgado pela prefeitura de Camaquã, a terça-feira 04.08 foi o segundo dia com maior número de casos desde o começo da pandemia; dentre os novos casos estão 20 mulheres e 10 homens, com idades entre 1 e 74 anos. São 30 novos pacientes infectados com Covid-19.

Na manhã desta quarta-feira as empresas reabriram na cidade. Segundo a prefeitura as empresas poderão abrir no horário das 10h às 16h, de quarta-feira à sábado,  com todos os cuidados necessários da Covid-19.

Na Barra do Ribeiro o comércio também voltou a funcionar a partir de hoje. Por enquanto, medida temporária se estende apenas até o sábado.

No mesmo dia que foi anunciado a flexibilização, um Boletim informativo na página do Facebook, a Prefeitura de Barra do Ribeiro informa que o município conta com um total de 64 casos confirmados e 5 óbitos.

Barra do Ribeiro registrou 11 casos positivos de Covid-19 em uma semana.

No início da noite de ontem, dia 04 de agosto, em pronunciamento realizado através dos canais oficiais da prefeitura nas redes sociais, o prefeito Jair Machado anunciou que o comércio será beneficiado nesta semana com uma flexibilização das medidas impostas pelo sistema de distanciamento controlado.

Segundo ele, em horário diferenciado – das 10h às 16h -, os proprietários de comércios que não são considerados de primeira necessidade poderão abrir suas portas entre hoje (quarta-feira) e sábado.

Embora ainda não seja uma retomada definitiva, a autorização para funcionamento temporário pode refletir-se em um pouco mais de fôlego para o setor econômico, que desde a segunda quinzena de junho está impedido de funcionar em função das determinações da bandeira vermelha.

Em Tapes também foi adotada a mesma medida temporária. Ainda na manhã desta quarta-feira 05.08, a prefeitura editou novo decreto. Seguindo as orientações do governo do estado de flexibilizar o funcionamento do comércio e restaurantes de forma temporária de quarta-feira até domingo (10 agosto).

O Decreto nº 50 libera o funcionamento do comércio não essencial e restaurantes.

O comércio não essencial poderá funcionar de quarta-feira a sábado, em horário reduzido, das 10h às 16h, para não coincidir com a movimentação de serviços essenciais.

Os restaurantes em Tapes poderão funcionar com 50% de trabalhadores e 25% de lotação, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Segundo o prefeito de Tapes o comércio não é o vilão e não pode ser responsabilizado pelo aumento de casos de Coronavírus na região.

Para Silvio Rafaeli, que preside a associação dos municípios da região, as contaminações tem sua origem na irresponsabilidade de parte da população que não respeita as orientações para usarem máscaras, não saírem de casa se não for extremamente necessário e evitarem as aglomerações. Disse Rafaeli ao Portal A Notícia.

“Sabemos que as contaminações estão no churrasco amigo, nos chás de vizinhos e amigos, nas visitas intermunicipais, como se estivessem em férias, e nos hospitais da capital, onde vão pra consultas, ou internação.” 

PROTOCOLOS DE BANDEIRA VERMELHA

Comércio varejista não essencial (rua, centros comerciais e shoppings)

  • Permite 25% trabalhadores(somente para estabelecimentos com mais de três trabalhadores).
  • Respeito ao teto de ocupação (número máximo de pessoas conforme área do estabelecimento).
  • Abertura exclusiva de quarta-feira a sábado, em horário reduzido, das 10h às 16h, para não coincidir com a movimentação de serviços essenciais.

Restaurantes

  • Atendimento presencial restrito passa a ser permitido na bandeira vermelha,com dias e horários reduzidose reforço dos protocolos obrigatórios.
  • Aviso visível aos frequentadores sobre a lotação máxima nas bandeiras amarela, laranja e vermelha, para reforçar distanciamento mínimo. Na bandeira amarela, a lotação máxima é de 75%. Na bandeira laranja, é de 50%.Na bandeira vermelha, passa para 50%de trabalhadores e 25% de lotação, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

  • As modalidades de tele-entrega, drive-thru e pague e leve seguem permitidas durante todos os dias da semana.
  • Restaurantes que se localizam em shoppings também estão inclusos na alteração.

 As medidas tem validade até domingo.

Casos de Coronavírus na região

São 790 casos confirmados na região da Costa Doce e 27 óbitos

  • Arambaré: 13 casos confirmados e 01 óbito (última atualização em 04/08);
  • Barra do Ribeiro: 64 casos confirmados e 5 óbitos.
  • Camaquã: 418 casos confirmados e 12 óbitos
  • Chuvisca: 19 casos confirmados e 01 óbito (última atualização em 29/07);
  • Cristal: 37 casos confirmados e 01 óbito (última atualização em 04/08);
  • São Lourenço do Sul: 86 casos confirmados e 02 óbitos (última atualização em 04/08);
  • Tapes: 61 casos confirmados e 02 óbitos (última atualização em 04/08);
  • Cerro Grande do Sul: 15 casos confirmados e 02 óbitos (última atualização em 04/08);
  • Sentinela do Sul: 12 casos confirmados (última atualização em 03/08);
  • Sertão Santana – 24 casos;
  • Dom Feliciano: 40 casos confirmados e 01 óbito (última atualização em 04/08);
  • Amaral Ferrador: 01 caso confirmado (última atualização em 04/08);

 

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?