É verdade que todos nós já estamos comemorando as festa de fim de ano, tão esperadas e desejadas! Mesmo que você não saia de férias agora, esse é um tempo gostoso para celebração com as pessoas que gostamos.
Exatamente por estarmos com o foco nas festas, acabamos ficando mais desatentos com a nossa segurança, aumentando assim a vulnerabilidade e a incidência de assaltos e roubos.
Para que nada estrague este clima, o Portal A Notícia Tapes publica dicas e procedimentos de segurança para festas de fim de ano. Confira abaixo :
Dicas de segurança
- Ao retirar dinheiro do banco, guarde-o com cuidado em local discreto. Não conte dinheiro em público. Saindo do banco, certifique-se que não está sendo seguido.
- Nunca exiba grande quantidade de dinheiro perante outras pessoas. Separe previamente a quantia necessária as suas pequenas despesas (transporte, cigarro, etc).
- Evite que os idosos andem desacompanhados por locais desertos ou por ruas de comércio muito movimentado, alertando-os para que tomem cuidado com os “contos do vigário”, praticados por marginais bem falantes; cuidado especialmente com pessoas que venham oferecer terrenos em locais distantes, planos de aposentadoria, jóias achadas na rua, curas milagrosas, correntes e alianças de ouro, etc.
- Aconselhe as mulheres para que levem a bolsa, junto ao corpo, protegida pelo braço. Atenção ao zíper.
- Viajando de ônibus, não abandone nem desvie a atenção de sua bagagem.
- Evite a ação de ladrões, não ostentando correntinhas ou jóias em locais movimentados.
- Não carregue consigo objetos de valor, cartões de credito ou todos seus documentos, se não houver absoluta necessidade.
- Não dê informações a ninguém sobre itinerário, hábitos, horários, viagens, etc. Alerte sua família e empregados para também procederem assim.
- Avise, ao perceber que alguém esta sendo seguido. Avise também comerciantes e gerentes de bancos, caso note algum movimento suspeito em torno de seus estabelecimentos. E melhor prevenir que remediar. Na dúvida, chame a Polícia Militar.
EM CASA:
-
Quando chegar ou sair de casa, fique atento, pois essas são as ocasiões mais propícias para roubos e sequestros.
-
Se desconfiar, aguarde, dê uma volta no quarteirão e chame a Brigada Militar pelo fone 190.
-
Ao sair, certifique-se de que as portas e janelas voltadas para áreas externas estão trancadas, inclusive a garagem.
-
As crianças devem ser orientadas para não abrir a porta para estranhos e nem trazer desconhecidos para casa sem autorização.
-
Dificulte a ação dos ladrões, instale grades nas janelas, olho mágico e trancas nas portas e , se possível, instale alarme eletrônico em sua residência.
-
Nunca deixe portões e portas abertos, mesmo que tenha alguém em casa e também oriente seus filhos e empregados sobre essa providência.
-
Não abra a porta para pessoas que se apresentem para oferecer serviços não solicitados (encanadores, jardineiros, eletricistas, etc).
-
Quando for sair ou chegar em casa, fique atento para suspeitos nas proximidades.
-
Não deixar luz acessa durante o dia, isso pode indicar que a casa está sem morador e motivar o furto.
-
Aguardar o fechamento de portões de comando eletrônico.
-
À noite, deixe pelo menos uma lâmpada acessa na área de maior risco da residência; quando possível, utilizar foto-células.
-
Não deixe portas abertas nem mesmo por pequenos instantes.
Dicas do site da Brigada Militar