Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

O Dia Internacional Contra a Homofobia é celebrado anualmente em 17 de maio, também conhecido como “Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, bifobia e Transfobia”.

A data visa conscientizar a população em geral sobre a luta contra a discriminação dos homossexuais, bissexuais, transexuais e transgêneros.

Há 30 anos, em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista de distúrbios mentais da Classificação Internacional de Doenças (CID).

A decisão reconheceu que a orientação afetivo-sexual não pode ser considerada doença, por se tratar de traço da personalidade do indivíduo.

Não podemos esquecer que o Brasil amarga um dado vergonhoso, sendo o país mais LGBTfóbico das Américas e o que mais mata travestis no mundo, e a impunidade ainda é um ataque a cidadania e a humanidade.

Devemos ser firmes em respeitar a diversidade humana. Nossas diferenças não podem nos separar ou impedir a nossa união contra o que, de fato, nos oprime.

A homofobia consiste no ódio e repulsa por homossexuais, atitude esta que deve ser combatida para que possamos formar uma sociedade que esteja baseada na tolerância e respeito ao próximo, independente da sua orientação sexual.

Ainda existe um grande preconceito contra os homossexuais na maioria das sociedades que, infelizmente, se reflete em atos desumanos de violência extrema contra esses indivíduos.

Vale ressaltar que o objetivo desta data é debater os mais variados tipos de preconceitos contra as diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, além de gerar o desenvolvimento de uma conscientização civil sobre a importância da criminalização da homofobia.

Nos últimos meses a região da Costa Doce através da organização do Movimento LGBTI+ realizou com sucesso duas Paradas de Luta.

A primeira ocorreu no dia 6 de outubro de 2019, na cidade de Tapes. Na tarde de um domingo o centro da cidade ficou lotado para acompanhar os shows e atividades artísticas e culturais.

Em Fevereiro 2020 foi a vez de Arambaré mostrar para a região e para o estado que é uma cidade livre de preconceitos.

Foram eventos que contribuíram para dar visibilidade a luta dos LGBTI+ e proporcionar tardes com várias atrações artísticas com shows e performances de  Drags Queens.

É cada vez mais urgente e necessário vivermos em uma sociedade onde o amor vença o ódio. Sempre.

João Amaral – Editor Portal A Notícia

Campartilhe.

Sobre o Autor

1 comentário

  1. Sei que isso é muito importante também sou contra essa pessoas omofobicas.
    Mais estamos passando por um período onde muitas pessoas estão morrendo por causa de uma doença terrível, sendo que o distanciamento social está clara mente sendo ignorado 😞😞

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?