Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

A escola Apito de Ouro que completou 50 anos de existência em Tapes, sendo a mais antiga e expressiva agremiação carnavalesca da cidade, publicou uma Nota Pública através de sua presidente na sexta-feira 28.02.

Nela a comunidade e simpatizantes da Escola de Samba Apito de Ouro busca esclarecer e tece duras criticas a comissão organizadora do Carnaval de Tapes 2020.

Helenai Ramos inicia a Nota lamentando as perdas de pessoas importantes para entidade que faleceram nos últimos anos e também da sede que acabou destruída por um incêndio e uma temporal.

A crítica a Comissão organizadora do carnaval se deve ao fato da escola ter podido usar seus carros alegóricos durante o desfile.

A prefeitura também é citada na Nota por ser culpada pela principal destaque não ter podido desfilar. O atraso em buscar os carros alegóricos fez com que a ex- presidente e figura histórica da entidade, Irma Oliveira, não pudesse desfilar.

Com relação aos carros alegóricos outra critica a prefeitura de Tapes foi de priorizar os carros da escola Corujão que desfilaria após o Apito de Ouro.

Helenai diz ainda que lamenta não pelo resultado e sim pela falta de consideração da organização do carnaval, não só com a escola Apito de Ouro, mas principalmente com a pessoa da ex-presidente Irma Oliveira um ícone do carnaval tapense.

Ao finalizar a Nota Pública, a presidente Helenai Ramos, afirma que o Apito de Ouro é resistência e que nunca irão desistir por mais percalços ou injustiças sejam cometidos contra a comunidade da entidade que tem a Fênix como símbolo. A Fênix é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, ressurgia das próprias cinzas. Outra característica da Fênix é sua força que lhe permite carregar cargas muito pesadas enquanto voa, lendas havendo nas quais chega a carregar elefantes. Finalmente, pode-se transformar numa ave de fogo.

Veja na íntegra a Nota da entidade Carnavalesca publicada pela sua presidente Helenai Ramos. A prefeitura até o momento não se pronunciou sobre o ocorrido:

Nota de esclarecimento sobre o SRBC Apito de Ouro:

Eu, HELENAI RAMOS, representando a agremiação a qual sou Presidente, junto com a minha comunidade e simpatizantes da Escola de Samba Apito de Ouro, venho esclarecer e expressar nosso pesar pelos infelizes acontecimentos ocorridos no dia do desfile no Carnaval de Rua de Tapes.

Nossa escola, além de amargar a perda de pessoas extremamente estimadas e que faziam frente à nossa escola, tivemos também a perda de nossa Sede que até o momento não tivemos condições de reerguê-la.

E no ano em que comemoramos 50 anos de história, nossa agremiação desfilou infelizmente sem os carros alegóricos!

Temos o dever de esclarecer à nossa amada Tapes e as pessoas que vão à avenida prestigiar nosso trabalho e nossa paixão pelo carnaval, que nossa eterna PRESIDENTE D. IRMA OLIVEIRA, O NOSSO DESTAQUE PRINCIPAL NAS BODAS DE OURO, foi impedida de desfilar pelo atraso injustificável da Prefeitura Municipal de Tapes em buscar os nossos carros alegóricos, deram preferência aos carros da escola que desfilaria posteriormente, e o mais triste de tudo isso que nosso ícone não pôde desfilar, pois devido à avançada idade e condições físicas, não poderia fazer ó trajeto à pé, como os demais destaques dos carros.

A gentil e delicada senhorinha ficou na concentração olhando a escola passar com os olhos marejados, muito emocionada por lamentável descaso.

Sim! Na comemoração de 50 anos de nossa Escola Apito de Ouro, tivemos que suportar no peito a dor de neste carnaval de 2020, passar ao final do seu desfile com os carros alegóricos vazio sem destaques!!!

Nossa indignação e pesar neste carnaval não pelo resultado em si, pois todas as escolas lutam anualmente para colocar seu melhor na avenida, mas diante de todas as adversidades, limitações e perdas, não superam a falta de consideração da organização que mesmo informando que os carros estavam vindo empurrados, não disponibilizaram tempo de tolerância, sendo que outras entraram com o cronômetro zerado, e a escola teve que entrar assim mesmo!!!

A Escola foi evidentemente prejudicada em três quesitos são eles: Fantasias, alegorias e adereços e tema enredo, sendo assim perdemos 11 décimos!

Mas para nós que seguramos nosso pavilhão no peito e RESSURGIMOS SEMPRE DAS CINZAS COM NOSSO SÍMBOLO MAIOR QUE É A FÊNIX, o mais triste de tudo e ver aquela CADEIRA VAZIA, no carro em que vinha o bolo da comemoração das Bodas de Ouro, 50 anos de nossa escola, onde deveria acenar ao público, com muitas tristezas no coração, mas com a centelha do amor por esta escola: a Dona Irma Oliveira.

Não existe explicação a total falta de compreensão, e insensibilidade com a entidade que lutou tanto… não medimos esforços pra estar presente no desfile de 2020!

Mesmo enfrentando todas as dificuldades que antecederam ao carnaval.

O que não quer nos calar é a falta de compreensão e a falta total de empatia por uma pessoa que é um símbolo vivo no Carnaval Tapense.

E mesmo flagrantemente prejudicada a escola entrou na avenida com toda a sua alegria e o seu amor pelo carnaval,honrando seus integrantes, seu público fiel… enfim honrando a sua história!

História de luta, garra, superação, é em respeito por essa história que não desistiremos nunca de entrar na avenida, somos a Resistência, SOMOS FÊNIX, SOMOS APITO DE OURO e não vamos desistir jamais!!!

Helenai Ramos – presidente da SRBC Apito de Ouro

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?