Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

A notícia foi publicada por volta da meia noite pelo filho do advogado pelas redes sociais.  

Álvaro Cardoso afirmou que Celeste acabou falecendo devido ao Covid-19.  

“Faleceu nesta noite meu pai Álvaro Celeste que lutou bravíssimamente contra a Covid. Meu herói nesta vida e exemplo de coragem para todos. A morte não é o final.”  

O advogado Álvaro Celeste Cardoso, 58 anos, era advogado, trabalhou  na Advocacia Geral da União, estava aposentado e morava no estado de Roraima.

Atuou na política de Tapes desde jovem. Se elegeu vereador ainda na década de 80 logo após concluir a faculdade de direito. Oriundo de família tradicional na política tapense, Celeste iniciou sua trajetória no PDT seguindo os passos do pai brizolista, José Cardoso, conhecido como Zé Cachimbo. 

Mas foi em Roraima, onde construiu sua carreira profissional, que acabou ocupando a vaga de suplente de senador.  

Em 2016 foi candidato à prefeito pelo MDB obtendo 2.814 votos. Havia um sentimento de vitória uma semana antes das eleições devido ao volume da campanha. Porém acabou em terceiro lugar. 

Celeste também citou na época os ataques de fake news e a campanha “suja” que sofreu como fatores determinantes para perda da eleição em 2016. 

No início do ano passado, Celeste chegou a se manifestar afirmando que seria candidato a prefeito em 2020 pelo MDB de Tapes. Porém estando distante da cidade, sua intenção de ser candidato a prefeito pelo MDB acabou perdendo força internamente e o partido optou por apostar em Juarez Petry 

Na mesma mensagem onde anunciou ao Portal A Notícia sua decisão de não participar das eleições em Tapes, Celeste afirmou em primeira mão que retirava seu nome na disputa para ser o candidato do MDB para prefeitura e anunciou que planejava ser candidato a deputado federal pelo estado de Roraima em 2022.  

“Comunico aos meus amigos e companheiros que resolvi atender o pedido do Senador Telmário Mota e deverei ser Candidato a Deputado Federal pelo Estado de Roraima, onde fui Suplente de Senador por 8 anos. Acredito que me elegendo Deputado Federal poderei ajudar mais Tapes. Quero de coração agradecer as centenas de pessoas que me apoiaram em 2016. Mas não consigo conviver com esta “política suja” que fazem em Tapes. Eu tinha sonho de melhorar a vida das pessoas sendo Prefeito. Cumpri minha missão fui candidato, apresentei projetos, mas infelizmente fui derrotado. O Sonho de fazer uma Tapes melhor acabou. Não preciso disto, de cargo em prefeitura, queria servir o povo de Tapes. Não quero mais enfrentar uma” campanha suja” como fizeram em 2016.Obrigado Tapes.” 

No entanto na hora que o MDB de Tapes precisou ele voltou a Tapes em novembro do ano passado para ajudar na campanha de Juarez Petry 

Sua atuação política era caracterizava pelo jeito polêmico e pelo populismo. Celeste chegou a ter forte influência entre os eleitores da periferia da cidade. Com um discurso em defesa dos mais necessitados, chegou a despontar como favorito nas eleições de 2016.  

A família não informou ainda o horário que o corpo do advogado chegará em Tapes e nem onde será realizado o velório que devido aos protocolos de prevenção ao covid-19 deverá ser reservado a família e amigos próximos.   

 

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?