Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

Diante do aumento do número de casos de Covid-19 em todas as regiões do Rio Grande do Sul e devido à proximidade das festas de fim do ano, o governo do Estado anunciou, nesta segunda-feira (30/11), mudanças no modelo do Distanciamento Controlado para enfrentamento à pandemia. Um decreto será publicado com as atualizações.  

Foi definido nesta segunda-feira que 19 das 21 regiões do Estado permanecem com bandeira vermelha. A região de Guaíba, que compreende Tapes e municípios vizinhos, teve recurso acatado e segue em bandeira laranja, após estar em bandeira vermelha no Mapa Preliminar. 

O governo do estado também anunciou medidas mais restritivas a cidades que estão em zonas consideradas de alto risco de transmissão para o coronavírus, como a suspensão de festas e fim de ano, o incentivo a restrições de encontros familiares, fechamento de atividades em espaços públicos e limitação no horário de comércio, bares e serviços de delivery, entre outros pontos.  

Em transmissão no fim da tarde desta segunda-feira, o governador Eduardo Leite enfatizou também a necessidade de colaboração da população para conter o avanço do vírus, que teve aceleração nas últimas semanas. De maneira a uniformizar as ações, foi suspenso o modelo de cogestão do Distanciamento Controlado, fazendo com que os municípios devam seguir as orientações do Piratini.  

As medidas estarão detalhadas em um decreto a ser publicado até esta terça-feira e, a princípio, serão valerão por duas semanas. Após o período, serão reavaliadas.  

 Medidas emergenciais para todo RS :  

– Reforço na campanha de comunicação

– Apoio da Brigada Militar na fiscalização dos protocolos e criação de canais específicos para denúncias de aglomeração

– Suspensão das festas e eventos de fim de ano.

– Incentivo à restrição de reuniões privadas e familiares, sugerindo um limite de até 10 pessoas, excluídas crianças e jovens de até 14 anos  

Diretrizes para bandeira vermelha 

– Restrição de horário do comércio: até 20h

– Bares e restaurantes poderão funcionar até as 22h, com clientes somente sentados e com dois metros de distância entre si. Mesas poderão ter até seis pessoas e fica proibida a música ao vivo ou ambiente. 

– Locais abertos poderão seguir funcionando, com controle de acesso e sem alimentação

– Vedado o funcionamento em locais fechados, como teatros, cinemas e casas de shows.

– Eventos sociais como casamentos, festas, formaturas e aniversários estão vedados

– Áreas comuns em clubes e condomínios (brinquedos, salões de festas, piscinas, quadras e churrasqueiras compartilhadas) ficam vedadas 

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?