Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

O governador Eduardo Leite anunciou, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira 15.04, que o governo estadual irá prorrogar até 30 de abril o decreto estadual que prevê restrições ao funcionamento das atividades econômicas para as regiões metropolitanas de Porto Alegre e da Serra, onde é observado a maior incidência de casos de Covid-19.

As demais cidades do Interior do Estado poderão flexibilizar a abertura de todos os setores do comércio, obedecendo os protocolos de higiene e proteção.

Após o vencimento do decreto, em 30 de abril, o governo pretende implementar uma “política de isolamento controlada”.

Segundo o governador Leite, a estrutura deste novo modelo ainda não está finalizada. Entretanto, ele antecipou que ela contará com duas frentes: uma matriz de orientações à população e um conjunto de protocolos para o funcionamento das atividades comerciais no Estado.

Desta forma o governador transferiu a responsabilidade aos prefeitos. Que viverão o dilema de liberar o comércio devido a pressão do empresariado mas ao mesmo tempo caso surja novos casos serão responsabilizados pela população.

É aguardado para as próximas horas uma manifestação do prefeito Silvio Rafaeli sobre possíveis mudanças nas regras de isolamento envolvendo o comércio de Tapes.

A determinação de restrição total às atividades consideradas não essenciais fez com que gestores de diversos setores e entidades municipais pressionassem o executivo estadual por ações que freassem prejuízos à economia regional.

Ainda que o governador reforçasse, em entrevistas, o poder de autonomia dos prefeitos na tomada de decisões “antipáticas” para salvar a economia dos municípios, foram poucos que tomaram a frente e compraram o conflito.

São 88, o número de municípios gaúchos que registraram casos confirmados de coronavírus.

Devido as medidas de isolamento social, Tapes não teve nenhum caso confirmado até o momento. Houve 8 casos suspeitos mas todos foram descartados. 

Já as 19 mortes em decorrência da doença foram registrados em dez cidades distintas, sendo oito delas em Porto Alegre. Conforme o boletim atualizado da Secretaria Estadual de Saúde, a maior incidência de casos por 100 mil habitantes é na cidade de São Domingos do Sul, que possui três casos de Covid-19 até o momento.

Porto Alegre ocupa o ranking da tabela de municípios com 346 casos de coronavírus reportados, seguido de Caxias do Sul com 36 pacientes e Bagé com 28 casos. O Rio Grande do Sul ocupa o 15º lugar em incidência populacional (100 mil habitantes) em comparação com todos os Estados do Brasil. 

 

Foto Assessoria Comunicação Palácio Piratini 

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?