Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

Verão com forte calor e umidade, compõem o ambiente perfeito para a ação dos carrapatos em animais. Os carrapatos são um tipo de parasito que, quando contaminados, podem transmitir doenças para os cães e gatos e também para os humanos.

Situação é precária no Arroio Teixeira e na Wolff. Os dois bairros estão sofrendo com infestações de carrapatos.

No Loteamento Wolff a gravidade é maior segundo os moradores. Em várias residências é possível perceber os carrapatos subirem as paredes (fotos abaixo) .

Alguns moradores procuraram os órgãos públicos na busca de ajuda.

Foi o caso de Vanderlei Rodrigues morador da Wolff. Segundo relatou, esteve no Ministério Público onde foi encaminhado para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Lá soube que o setor responsável seria a Vigilância Sanitária.

Nossa reportagem também procurou a Secretaria de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária na manhã desta terça-feira 28.01, onde foi informada que vários moradores dos bairros atingidos estiveram procurando ajuda.

Segundo a prefeitura, a Vigilância Sanitária distribuiu nos postos de saúde dos bairros, pulverizadores costais para serem disponibilizados em forma de empréstimo para as pessoas pulverizar inseticida no pátios e nas casas infestadas por carrapatos. Basta fazer a solicitação no posto de saúde do bairro.

Os moradores também solicitaram que a prefeitura distribuísse o inseticida. A vigilância Sanitária chegou a consultar a Coordenadoria Estadual de Saúde para saber se legalmente poderia distribuir o produto para a população.

Na tarde desta quarta-feira 29.01 a Coordenadoria de Saúde enviou resposta onde afirma que o município não pode legalmente distribuir o inseticida para qualquer morador. Mas pode emprestar as bombas costais.

Alessandro Vasques, coordenador da Vigilância Sanitária, afirmou que mesmo com esse empecilho, os moradores poderão realizar a pulverização já que o custo do inseticida é de apenas R$ 5,00.

Alessandro explica que um frasco do produto é diluído em 10 litros de água sendo suficiente para desinfetar pátios e residências.

Os carrapatos transmitem erliquiose, babesiose, e febre maculosa, uma zoonose que pode ser fatal também para as pessoas.

Além da transmissão dos parasitos ocorrer de um animal para outro, eles podem se alojar entre a vegetação, onde ficam à espera de um hospedeiro. Por isso, é importante atenção ao ambiente onde os animais transitam, tanto em casa como nos passeios pela rua.

 

Fotos Vanderlei Rodrigues

Campartilhe.

Sobre o Autor

1 comentário

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?