Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

Um dos mais experientes vereadores, Leonardo assume nesta segunda a presidência da Câmara. Nesta entrevista ele fala sobre sua gestão, avalia o trabalho do legislativo tapense, sobre as criticas da população aos trabalho dos vereadores e cobra uma maior participação da população. A entrevista:

Portal A Notícia : assume segunda feira a presidência da Câmara de Vereadores de Tapes, quais serão as diretrizes de tua gestão ?

Vereador Leonardo Petry : saudando esse importante veículo de comunicação de nossa comunidade, agradecendo pela oportunidade, digo que a principal diretriz é o zelo pelo recurso público. A maior transparência e máxima responsabilidade na gestão dos recursos.

Ainda como principal diretriz, a fiscalização do Executivo municipal, função primeira Legislativa, com a responsabilidade que o momento econômico e social exige, com a maturidade e experiência que adquiri ao longo de mandatos. Tenho profundo conhecimento das questões municipais. Em 2005,.no meu primeiro mandato, Tapes era o terceiro município mais endividado do RS, e quinto do país, dados do TCE Estadual e TCU.

De lá para cá Tapes cumpriu com seus compromissos e dívidas, criou possibilidades de aperfeiçoar as estruturas de ensino, saúde e assistência social, a infraestrutura melhorou e está melhorando, buscando a melhoria das condições de vida da população.
Tudo isto só foi possível porque o Legislativo municipal trabalhou par e passo com o Executivo.

Assim continuará sendo, responsabilidade e fiscalização, buscando de todas as formas o atendimento do Relevante Interesse Público, nossa função primeira.

Qual será a composição da mesa diretora ?

Leonardo Petry: na presidência e segunda secretaria o PDT, na minha pessoa e vereador Sérgio Elvan Leite da Silva. Na vice presidência e primeira secretaria o PP, nas pessoas do Vereador Fabiano Dumer e Vereadora Rosane Pinzon Garcia.

Pessoas experientes e muito capazes, com os quais conto para o melhor desempenho das atividades e funções da Mesa Diretora. Temos a máxima sintonia nós propósitos.

Tomará alguma medida após assumir ?

Leonardo Petry: sim. Trabalho e máxima dedicação no sentido de termos uma gestão responsável no atendimento das questões municipais, a exemplo da questão ambiental, no cumprimento dos serviços de coleta e tratamento de esgoto por parte do Executivo e Corsan, que apesar de termos contrato assinado há anos, não é cumprido. Trazendo enorme prejuízo a todos os tapenses e dano inestimável ao nosso maior patrimônio, a Laguna dos Patos.

Concomitante, a exemplo dos anos anteriores desta legislatura, buscar de todas as formas a objetividade nos encaminhamentos das questões inerentes do Legislativo e Projetos de Lei que tramitam na Câmara, dando resposta objetiva a população tapense.

Nossa Câmara é muito qualificada, detém conhecimento e todos, sem exceção são responsáveis e dispostos a fazer o melhor.

Sou avesso a coisas mirabolantes e de cunho pessoal ou partidário. Não busco destaque, busco responsabilidade e respostas a população.

Como avalia o trabalho do legislativo em Tapes ?

Leonardo Petry: ótimo! Como disse acima, temos qualificação, conhecimento, experiência e dedicação.

Em todos os servidores um empenho no assessoramento nos preceitos da perfeita obediência a constituição federal, estadual e municipal.

Quanto aos vereadores, de igual forma, a busca constante no atendimento do Relevante Interesse Público. Responsabilidade na gestão dos recursos públicos e perfeita obediência a função primeira do Legislativo: fiscalização do executivo, com responsabilidade.

Lástima a ausência da população nos cinco dias de atividades da câmara, ainda a não participação nas sessões ordinárias e audiências públicas. Sentimos muita falta de participação por parte da população.

Entendo que a participação é fundamental para que tenhamos conhecimento a respeito daquilo que opinamos.

Muitas vezes assistimos nas redes sociais absurdos, quem critica não participa e não raras vezes busca nas redes sociais evidência, só que não sabe daquilo que diz.

Repito: importante e fundamental a participação da população responsável e interessada.

Resumindo: o Legislativo tapense é qualificado e responsável, possuí conhecimento e é empenhado nas questões de Relevante Interesse Público. É ótimo!

As criticas que tem como alvo os vereadores no teu entender ajudam ou atrapalham o trabalho legislativo ?

Leonardo Petry: a crítica construtiva, com conteúdo e conhecimento, só colaboram, ajudam e são muito bem vindas.

Como disse acima, sentimos falta de participação da população, queremos ser fiscalizados e avaliados, afinal fomos eleitos e assim temos que dar respostas e atender as demandas e fazemos isso.

Infelizmente muitas das críticas são desprovidas de conteúdo e conhecimento, logo, atrapalham.

No teu entender a população em geral não conhece o trabalho realizado pelos vereadores?

Leonardo Petry: com certeza! Sem participação não há como ter conhecimento.
Insisto pela minha convicção: tem que haver participação, conhecimento.

Tendo conhecimento através da participação, existe propriedade naquilo que avaliamos.

É fundamental a participação e em decorrência conhecimento.

O fato de ser um ano eleitoral atrapalha a condução da casa legislativa ou não ?

Leonardo Petry: em absoluto. Nossa principal função é a fiscalização do executivo, que em Tapes é muito transparente e não coloca dificuldades, pelo contrário, é facilitado.


Nos períodos eleitorais muitas é lógico que existe um acirramento das questões políticas, o que é normal, afinal temos partidarismo e debates inerentes do ano eleitoral, sem nunca interferir nas questões de interesse público ou pessoal.

Então é um ano de intenso debate político, mas não interfere nas questões legislativas e de interesse público.

Vai ser ótimo! E daí, mais uma vez a fundamental importância da participação.

És um dos mais experientes entre os teus colegas. Quantos anos tens de mandato ?

Leonardo Petry: Neste ano completo 16 anos de Legislativo, pelos quais tem imensa satisfação e segurança em todas as atividades, debates e votações.
Sempre priorizo o interesse público.

Vais concorrer a reeleição ?

Leonardo Petry: tenho compromisso e comprometimento partidário. Se o PDT entender que sou parte e tenho onde colaborar com trabalho, sim.
Caso contrário, vou continuar comprometimento com o projeto para Tapes, como sempre fiz.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?