Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

Na manhã desta quarta-feira 26.02, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil.

Feita no Instituto Adolfo Lutz, a contraprova do teste do paciente de 61 anos, que voltou de uma viagem da região da Lombardia, norte da Itália, deu positivo. É o primeiro caso registrado na América Latina. O paciente está em isolamento domiciliar, em São Paulo, até que cessem os sintomas da doença. 

Na segunda-feira (24), o Ministério da Saúde informou que ampliou os critérios para definição de caso suspeito para o Covid-19.

Agora, também estão enquadradas com suspeitas pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e vierem dos seguintes países: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China.

O que é o coronavírus?

Os coronavírus são um grupo de vírus de genoma de RNA simples de sentido positivo (serve diretamente para a síntese proteica), conhecidos desde meados dos anos 1960.

Pertencem à subfamília taxonómica Orthocoronavirinae da família Coronaviridae, da ordem Nidovirales.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida. Eles são uma causa comum de infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração. Entre os coronavírus encontra-se também o vírus causador da forma de pneumonia atípica grave.

 Como se dá a incubação e período de transmissão?

O período médio de incubação da infecção por coronavírus é de 5 dias, com intervalo que pode chegar até 16 dias.

A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 7 dias após o início dos sintomas. Até o momento, não há informação suficiente de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas que uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

 Quais são os principais sinais e sintomas?

Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. Esses vírus algumas vezes podem causar infecção das vias respiratórias, como pneumonia.

Em casos graves, a doença pode causar síndrome respiratória aguda grave e insuficiência renal.

 Como é feito o diagnóstico?

Ele pode ser feito clínica e laboratorialmente. O quadro clínico inicial da doença é caracterizado como síndrome gripal.

É recomendável que todos os casos de síndrome gripal seja questionado o histórico de viagem para o exterior ou contato próximo com pessoas que tenham viajado para o exterior.

De uma forma geral, o espécime preferencial para o diagnóstico laboratorial é a secreção da nasofaringe (SNF).

O diagnóstico laboratorial específico para Coronavírus inclui as seguintes técnicas: Detecção do genoma viral por meio das técnicas de RT-PCR em tempo real e Sequenciamento parcial ou total do genoma viral. No Brasil, os NICs, farão o RT-PCR em tempo real e o sequenciamento através da metagenômica nos laboratórios parceiros do Ministério da Saúde.

 Como ocorre a transmissão?

– Por meio de tosse ou espirro;

– Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

– Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido então de contato com a boca, nariz ou olhos.

– Em 2020, análises indicaram que o 2019-nCoV (novo coronavírus) pode ter passado de um animal para o ser humano. Entre humanos, a forma mais comum de contágio é pelo ar.

 Quais são as principais recomendações de prevenção?

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos.

– Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.  

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.  

– Evitar contato próximo com pessoas doentes.  

– Ficar em casa quando estiver doente.  

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo. 

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

– Cozinhar bem carnes e ovos.

Com informações da OMS e Ministério da Saúde.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?