Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

Neste sábado 7.12 acontece mais uma edição da tradicional festa religiosa do Povo de Terreiro de Tapes. A 22ª Festa da Oxum é promovida pela AFOT- Associação da Festa da Oxum de Tapes.

O evento religioso deverá reunir no Santuário da Oxum, situado no Bairro Pinvest, a partir das 20h, vários Centros de Religião oriundos de Tapes e também vindos de outros municípios. Farão parte das homenagens a Oxum cânticos, oferendas e demais rituais.

Assim como nas edições anteriores haverá ônibus que irá levar os simpatizantes até o santuário. As 19:30 e 20:30 com saída na frente do posto Ipiranga até a rua Otávio Job seguindo até o bairro Vila Nova, pelo Balneário Rebello, segue pela rua Getúlio Vargas até a Avenida Assis Brasil, entrando na rua 13 de maio seguindo pela rua Sydia Jardim no bairro Arroio Teixeira até o santuário da Oxum no bairro Santo Antônio Pinvest. 

Oxum, também grafada como Osun, Oshun ou Ochun, na religião yoruba. O seu nome deriva do Rio Osun, na região de ijexá e Ijebu na Nigéria na África.

Oxum é um orixá que reina sobre a água doce dos rios, sendo considerada a senhora da beleza, das águas fluviais, do amor, e muito ligada à riqueza, à vaidade, e ao poder feminino.

É representada por uma mulher africana cercada de ouro, espelhos, representando o seu poder da beleza e de afeto. É cultuada nas religiões de matriz africanas como Batuque RS,  Candomblé, Umbanda e em diversas religiões afro-brasileiras. Oxum é dona do ouro e da nação ijexá. Tem o título de Ìyálòdè entre os orixás

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?