A grande pergunta que todos tradicionalistas e piquetes estão fazendo nos últimos dias é de como será a Semana Farroupilha em tempos de pandemia do Covid-19?
O prefeito Silvio Rafaeli informou ao Portal A Notícia que os festejos da semana da pátria e os desfiles da semana Farroupilha estão suspensos.
Rafaeli que também preside o Consórcio Intermunicipal Centro Sul, constituído por quinze Municípios da região, disse que a suspensão dos desfiles é uma posição de todos os prefeitos da região. Nem o fogo simbólico que vem de outros municípios será recebido.
Um dos motivos que a festa não seja realizada da forma tradicional em 2020, se deve a dificuldades, por exemplo, em fiscalizar as questões sanitárias, como aglomerações, consumo de bebidas e compartilhamento de chimarrão.
Em Tapes temos 12 piquetes cadastrados com participação na Semana Farroupilha todos os anos, que participam na Avenida Assis Brasil dos desfiles temáticos e campeiros.
Uma certeza que já é consenso entre as lideranças estaduais do tradicionalismo, é que a Semana Farroupilha presencial não vai acontecer este ano no RS devido o avanço da pandemia do Covid-19.
Em Porto Alegre, a instalação do Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia, para edição deste ano também deve ser cancelada.
Tradicionalmente, os festejos farroupilhas reúnem milhares de visitantes na Capital e provocam aglomerações dentro e fora do parque, nas imediações da região do Praia de Belas.
O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), deverá se reunir nos próximos dias para deliberar sobre o futuro da edição.
Segundo a entidade, um grupo de 45 piquetes contatou o MTG, na última semana, propondo a não realização da festa presencial neste ano. Em média 350 grupos acampam no evento.
A proposta que vem sendo construída é por exemplo que o Acampamento Farroupilha de Porto Alegre seja virtual. Desta forma incentivando o turismo dentro do RS. Um investimento baixo com capacidade de exposição abrangente.
O modelo pode ser seguido por outros municípios que realizam os tradicionais desfiles.