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O Posto de Identificação de Tapes, iniciou suas atividades em 08/10/2013, através de convênio firmado entre Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania, Trabalho e Habitação do município de Tapes e Secretaria de Segurança Pública do Estado do RS e Instituto – Geral de Perícia, junto ao Departamento de Identificação de Porto Alegre, órgão responsável por expedir e determinar, critérios e normativas para a emissão de C.I.

A emissão da 1ª via do RG é isenta para qualquer idade e idosos acima de 65 anos.

Aqueles que tiveram seus documentos roubados e registrou o Boletim de Ocorrência, também pode encaminhar a 2ª vai da carteira de Identidade sem custo, assim como, aqueles que possuem o Cadastro Único e estão recebendo o Bolsa Família. Mas aqueles que necessitam atualizar sua carteira, o valor da 2º via é de R$71,09.

As taxas de 2ª via, e pedido de isenções, assim como a documentações exigida para o encaminhamento das carteiras, são determinadas e avaliadas pelo Instituto – Geral de Perícia e Departamento de Identificação de Porto Alegre, conforme ordem de Serviço nº 001/2019, exposta junto ao Posto de Tapes.

É importante salientar que este serviço é realizado pelo Município, mas que o mesmo não recebe nenhum valor do Estado para suprir gastos com servidores, materiais, equipamentos e espaço físico.

Nestes 06 anos de atividade do posto, já realizou um número bastante expressivo de Carteiras, sendo emitidas a 1ª via: 2.642 e 2ª Via: 4.823, totalizando assim, 7.465 carteiras emitidas e entregues a população Tapense e região.

Este número total representa uma média anual de 1.244 carteiras emitidas, ou seja, em média a cada dia do ano, 3 tapenses receberam a identificação civil dos brasileiros.

O Posto de Identificação de Tapes, atende além da população município, as cidades de Sentinela do Sul, Cerro Grande do Sul e Região.

Os agendamentos são realizados somente na segunda-feira, a partir das 9hs, na sala (05), no prédio anexo a Prefeitura Municipal. Maiores informações pelo telefone (51) 3672.5200 – Ramal: 5259.

O agendamento é feito somente de forma presencial na Prefeitura Municipal de Tapes.

Os documentos obrigatórios para encaminhar Carteira de Identidade são:

* Certidão de Nascimento e/ou Casamento original legível e em bom estado;
* Foto 3×4 (sem joias, maquiagem e piercing);
* CPF.

Hoje as novas carteiras abrangem a inclusão de diversas informações de outros documentos oficiais, sendo eles:

* Cartão Nacional de saúde;
* Carteira de Motorista;
* Carteira de Trabalho;
* Certificado Militar;
* Título de Eleitor;
* PIS/PASEP;
* Tipo sanguíneo e fator RH (com exame);
* Condições peculiares de saúde (laudo com CID).

Fonte: Ascom Prefeitura Tapes

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