Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

Faltam 10 meses para as eleições municipais de 2020. Nos bastidores da politica tapense já estão ocorrendo articulações e nomes são cogitados.

Um dos mais importantes partidos de Tapes é o PP que já governou a cidade e mesmo que nos últimos anos tem passado por uma renovação e afastamento de algumas lideranças históricas, como o ex-prefeito Luis Carlos Garcez, permanece como uma força politica no cenário local.

Segundo o presidente do partido, Fabiano Dummer, o PP avalia possíveis nomes para disputarem a prefeitura. O próprio Fabiano, Rosane Pinzon e Marcus Vigolo são cogitados. Os três compõem a bancada do partido na Câmara de Vereadores.

Ao mesmo tempo os progressistas vem debatendo com outros partidos.

As conversas com o PDT, ocorrida meses atrás parece que não avançou. Após três reuniões a conversa “esfriou” segundo relatou Fabiano Dummer.

O presidente do PP que esta a frente das negociações, disse que houveram conversas iniciais visando uma aliança PP-PDT porém os trabalhistas acabaram se afastando das negociações.

Neste ínterim começaram as articulações do PP com o PTB de Genésio Moraes, MDB do ex-vice prefeito Patrício Farias e o DEM liderado pelo vereador Eduardo Simchem.

Fabiano Dummer garante que as conversas evoluíram nos últimos meses. E haverá um esforço para já nos primeiros meses do ano ter os nomes definidos para concorrerem a prefeitura.

Segundo o pepebista, haverá a realização de pesquisas para definir os candidatos da possível frente. Uma já sendo preparada e outra será realizada em março ou abril.

Nomes como Patrício Farias e Juarez Petry (MDB), Eduardo Simchem (DEM) e um dos três vereadores do PP ( Vigolo, Fabiano e Rosane) farão parte da pesquisa. A intenção é avaliar o potencial eleitoral de cada nome e definir pelos dois mais citados na pesquisa para serem candidatos à prefeito e vice.

Entrevista

A Notícia: caso avancem as conversas com o MDB, PTB e DEM, qual programa de governo a frente de partidos irá apresentar para comunidade tapense?

Fabiano Dummer : a questão programática nos aproxima. Mas sabemos que programa de governo ninguém lê. Vamos olhar o que tem de projetos no governo federal e estadual e ai fazer nosso programa baseado nestes projetos.

A Notícia: cite uma diferença com relação a atual administração ?

Fabiano: vamos enxugar a administração. Fazer gestão eficiente, economizar com a redução de custos. Desidratar a administração pública.

A Notícia: como farão isso? Hoje sabemos que existem apenas 42 cargos de confiança. Mesmo reduzindo à metade este número, a economia é insignificante. Como efetivar esta nova gestão?

Fabiano: melhorando a gestão na saúde por exemplo. É preciso reduzir gastos com transporte. São várias viagens ao dia levando pessoas para atendimento. Poderia ser melhor administrado para evitar tantas viagens. Hoje a prefeitura gasta em torno de 25% do orçamento na saúde. O limite deveria ser 15%. Vamos limitar estes gastos.

A Notícia: a questão do emprego será um dos temas muito discutido nos debates eleitorais em 2020. Mesmo que dependa muito da economia nacional, algumas ações podem ser efetivadas por uma administração municipal. A frente pretende construir uma proposta para gerar empregos em Tapes ?

Fabiano: o Executivo atual fez muito pouco para atrair novas empresas para a cidade. Eu aposto na melhora da economia nacional.E também no Estado. Não devemos sonhar com a vinda de grandes fábricas com 100, 200 empregos. Não virá. Precisamos atrair pequenas e médias empresas que gerem 10, 15, 20 funcionários.

A Notícia: na agricultura o que pode ser feito para gerar emprego no campo ?

Fabiano: vamos apoiar a agricultura familiar. Hoje no campo não é o grande produtor que gera emprego e sim o pequeno. Um arrozeiro, plantador de arroz que planta 100 hectares tem 1 funcionário. Já um produtor da agricultura familiar que planta 3 hectares  gera dois ou três empregos. Então precisamos focar no apoio ao agricultor familiar.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?