Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

No final da tarde desta terça-feira 07.01 reunião realizada em Camaquã elegeu a nova diretoria do Consórcio Intermunicipal Centro Sul.

O Silvio Rafaeli deverá substituir na presidência o prefeito de Camaquã Ivo Ferreira.

O vice presidente será o prefeito de Guaíba José Sperotto, na secretaria assume Flávio Trescastro ( Sentinela do Sul) e na tesouraria Alaor Pastoriza Ribeiro (Arambaré).

O Consórcio Intermunicipal Centro Sul é uma parceria formada por diversos municípios das regiões Centro Sul e Costa Doce : Amaral Ferrador, Arambaré, Barra do Ribeiro, Camaquã, Canguçu, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Guaíba, Mariana Pimentel, São Lourenço do Sul, Sentinela do Sul, Sertão Santana e Tapes. 

A atuação do Consórcio está voltada para diversas áreas demandadas pelos municípios que fazem parte da associação.

Ao assumir a presidência o prefeito de Tapes destacou que a principal vantagem que o consorciamento pode oferecer aos entes municipais reside na obtenção de escalas tanto no que tange a recursos financeiros como de material, para a realização de objetivos de interesse comum sem a qual cada município isoladamente não teria como atingir. 

Silvio Rafaeli cita como exemplo a realização de compras na área da saúde de medicamentos em conjunto pelas prefeituras, diminuindo os custos.

Entre os assuntos que deverão ser priorizados em sua gestão na presidência , Rafaeli enumera o projeto de iluminação pública com lampadas de leads, a reforma da previdência nos municípios e a estiagem que assola a agricultura da região.

Outra pauta que deve ser priorizada é aumento do piso dos professores anunciados pelo governo federal em 12%. Segundo Silvio Rafaeli os prefeitos querem desvincular os salários dos profissionais da educação dos gastos de pessoal. E o assunto deve ser pautado também junto à Famurs.

Desta forma os gastos com pagamento dos educadores e educadoras nos municípios não atingiria o limite prudencial de 54% do orçamento, previsto em lei.

Em Tapes metade funcionalismo municipal são ligados a educação.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?