Após reunião, os prefeitos da região que fazem parte do Consórcio de prefeituras do Centro-Sul, decidiram entrar com um recurso junto ao governo do estado para mudar a decisão de hoje à tarde. A reunião terminou por volta das 21h deste sábado 20.06.
O anúncio da nova atualização foi divulgada através de live do governador Eduardo Leite ás 18h.
Devido ao aumento de casos surgidos na ultima semana, de novos óbitos e soma-se a lotação de leitos nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) pelo novo coronavírus no Rio Grande do Sul, o governo do Estado piorou a classificação de diversas regiões do estado.
Como a região Costa Doce faz parte da região de Porto Alegre na classificação, o município de Tapes passa a ter Bandeira Vermelha.
Segundo Silvio Rafaeli a intenção que a região passe a ser integrada junto a região Sul (Pelotas e Rio Grande).
Neste caso o atendimento dos pacientes de Covid-19 deixariam de ser atendidos em Porto Alegre e sim em Pelotas e Rio Grande.
Os pacientes de Camaquã devido a lotação de leitos na região metropolitana já tem enviado seus pacientes para Rio Grande.
Segundo informações da rádio Cidade de Camaquã, o prefeito Ivo de Lima Ferreira, se manifestou em áudio que circula em grupos de WhatsApp afirmando que neste domingo o município entrará com recurso para tentar reverter o quadro.
Silvio Rafaeli criticou a falta de entendimento da população e parte do comércio que estão neglicenciando no uso da máscara.
Na segunda-feira a intenção é que seja encaminhado o recurso ao governo do estado e na terça já tenha uma resposta. É o dia que as medidas das novas bandeiras deverão entrar em vigor.
Rafaeli completou afirmando que caso não seja aceito o recurso não restará aos prefeitos outra alternativa senão cumprir as determinações estaduais.