Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

A Prefeitura denunciou ataque de hackers a policia civil ocorrido no domingo 19.01. Segundo informações da assessoria o fato ocorreu por volta das 16h.

O caso foi encaminhado ao Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos.

O ataque foi realizado através de um vírus que invadiu os servidores que armazenam os dados das secretarias e departamentos da prefeitura.

Foram atacados o servidor Pronim (sistema de gestão), servidor e-sus, TEI Saúde e servidor de domínio.

No ataque os hackers utilizaram a mutação de um vírus Ransomware conhecida como Robin Hood, lançado em 2019, sua função é bloquear partes do sistema ou pastas criptografando os dados e escondendo a chave para que um usuário não consiga decifrá-la ou também bloqueando sua tela com um Pop Up.

Segundo o delegado que atendeu a ocorrência junto ao Departamento de Crimes virtuais da PC, é impossível identificar os criminosos virtuais porque utilizaram técnicas modernas para mascarar os ataques. E que a polícia não tem ainda tecnologia e recursos disponíveis para chegar aos criminosos.

Devido ao ataque os dados dos sistemas de gestão pública foram ocultados impossibilitando a leitura para utilização dos sistemas, desta forma os serviços disponibilizados à população, como no caso de protocolos, pagamentos e acessos, não estão disponíveis. A previsão de retorno é de três dias úteis.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?