Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

Na manhã desta segunda-feira (08.06) a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde confirmou que o caso registrado de Covid-19 na sexta-feira (05) foi baseado na informação da paciente contaminada que afirmou ser moradora de Tapes ao fazer o exame.

O assessor de imprensa da Secretaria de Saúde, Marcelo Ermel, afirmou que o estado não faz os registros e sim os municípios.

– O Estado não faz o registro, e sim os municípios onde a pessoa procura atendimento. Ali o paciente informa seus dados, como local de residência. Provavelmente a paciente informou morar em Tapes.

Marcelo Ermel disse ainda que a vigilância estadual faz uma checagem em dados. Se houver divergência, as secretarias municipais de saúde entram em contato com a vigilância estadual para corrigir o registro.

Nesta manhã o prefeito Silvio Rafaeli, procurado pela imprensa afirmou ter contatado a Vigilância Estadual para que seja feita a correção. E aguarda até o final da tarde para o registro onde consta como sendo um caso de Tapes seja modificado.

A notícia do primeiro caso de contágio por Covid-19 em Tapes foi divulgada, no final da tarde desta sexta-feira (05.06), pela secretaria estadual de saúde.

A imprensa local divulgou o fato. Comprovado após apuração na página da secretaria estadual de saúde. No mapa dos casos de Covid-19 consta os 23 casos positivados na região. Em Camaquã são 19, Dom Feliciano 3 , Cerro Grande do Sul 1 e Tapes 1.

São dados oficiais.

No entanto o prefeito Silvio Rafaeli, afirmou através de uma live, na mesma sexta-feira que a paciente é uma mulher profissional da área da saúde com endereço nascimento em Tapes mais se contaminou em Porto Alegre.

Ela trabalha em um hospital e reside na capital e não tem contato há três meses com a família em Tapes. Ela estaria bem e seu estado de saúde é sem gravidade.

Em primeira mão Silvio Rafaeli anunciou que outra tapense contraiu o vírus. Ela também seria profissional de saúde e aguarda apenas o anuncio pela secretaria estadual de saúde.

A notícia e a forma confusa como vem sendo interpretada causou grande repercussão na cidade de Tapes.

Uns argumentando que a prefeitura queria esconder que alguém de Tapes estaria com Covid-19. Outros que a imprensa local estaria criando pânico na população pois o caso não seria em Tapes.

A imprensa trabalha com dados oficiais. E segundo o Estado Tapes tem um caso registrado.

Se a paciente mesmo sendo tapense e tenha informado Tapes como sendo seu endereço não mora na cidade atualmente, cabe a prefeitura e o Estado entrarem em acordo para definirem se a notificação precisa ser mudada.

Hoje ás 11h30 ainda constava no site da Secretaria Estadual de Saúde como sendo um caso de contaminação por Covid-19 registrado em Tapes.

Cabe lembrar que a informação é fundamental no combate a pandemia do Coronavírus. E ela só possível ser acessada através de informações oficiais e pela imprensa.

Matéria realizada em conjunto Portal A Notícia e Rádio Web Tapes

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?