Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

Além dos profissionais da área da saúde e segurança, tem uma equipe que é essencial na redução do contágio do Novo Coronavírus: são os profissionais da coleta de resíduos.

A categoria se torna uma das mais expostas a contrair o Covid-19.

Portanto, uma das medidas para evitar a propagação do vírus é ajudando na proteção destes profissionais embalando bem o seu lixo, descartando de forma correta, no horário e utilizando as lixeiras para evitar que animais rompam as embalagens.

Nesta época de isolamento social, por conta do risco de contaminação das pessoas pelo Coronavírus, o serviço de coleta de lixo em Tapes continua sendo realizado normalmente. É o que relata Nice Meireles ao Portal A Notícia.

Segundo ela o trabalho dos coletores e recicladores da Cooperativa continua mesmo com o avanço da pandemia do Coronavírus.

No entanto alguns cuidados e ações preventivas vem sendo tomados pelos integrantes da COOPERCARE – Cooperativa Mista dos Carroceiros e Recicladores de Tapes.

Medidas como o uso de equipamentos IPI, lavar as mãos com água e sabão toda vez que retiram as luvas e a utilização de álcool gel logo após. Os equipamentos como luvas e máscaras são lavadas sempre que são utilizadas.

Outra medida é evitar aglomerações. Os trabalhadores tem mantido uma distância e evitam ficarem todos juntos no mesmo espaço.

Mesmo assim, Nice afirma que os trabalhadores da cooperativa tem medo de serem contaminados, mas sabem que o trabalho deles é importante para a cidade. Ela alerta também as pessoas para não saírem a rua e evitar a propagação da doença :

Levantamos todos os dias para trabalhar. Quarentena para nós não existe e a pergunta vocês não tem medo? eu respondo : sim temos muito medo, mas como o lixo da cidade não fica em casa alguém tem que coleta-lo. Estamos tomando todos os cuidados, mas mesmo assim, acordo todos os dias com medo de ser infectada pelo covid19 mas vou trabalhar com fé que Deus abençoe eu e meus colegas por isso peço para as pessoas ficarem em casa e se protejam.Não saiam na rua em vão só se for realmente necessário.”

O trabalho de coleta de resíduos domésticos são realizados em Tapes de segunda à sábado. Segundo informa a secretária da Coopercare, Nice Meireles, o horário de trabalho foi reduzido. Devido a situação o horário de funcionamento da Central de Reciclagem tem sido das 7h30 ás 12h.

A principal dificuldade dos trabalhadores e trabalhadoras da Coopercare, é o elevado número de máscaras e luvas que as pessoas tem descartado junto ao lixo doméstico. Estes itens causam medo na hora de sua manipulação no momento de separação dos descartes. 

Atualmente trabalham na cooperativa 18 trabalhadores (as) na coleta e 15 no galpão no trabalho de seleção dos resíduos.

Foto : Nice Meireles

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?