Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

O dia 13 de maio de 1969 se tornou um marco para a história da cultura de Tapes. Principalmente para o samba e a a memória do povo negro da cidade.

Neste dia era fundada a Sociedade Recreativa, Beneficente e Cultural Apito de Ouro. Nasceu de uma necessidade da comunidade negra de Tapes. Como forma de Resistência e Luta contra o preconceito e intolerância.

Em 2013 a entidade participou de forma inédita do Grupo de Acesso do Carnaval de Porto Alegre. O Apito de Ouro, fechou a festa no Porto Seco na madrugada do dia 12 de fevereiro, daquele ano, contando na avenida a história do arroz.

A entidade tem como símbolo a Fênix. A Fênix é uma ave mitológica que representa os ciclos da vida, o recomeço e a esperança num futuro melhor. De origem egípcia, o mito está presente em várias culturas como a grega, romana, árabe e chinesa.

Como a ave, há a diretoria e a comunidade do Apito de Ouro lutam como uma Fênix sempre ressurgindo das cinzas.

A sede destruída por um incêndio e por um temporal, dificuldades financeiras, nada disso tem impedido o Apito de Ouro de desfilar todos os anos na avenida, trazendo a beleza de sua história e alegria de seus integrantes.

Como registrou a presidente do Apito de Ouro, Helenai Ramos, em sua página no Facebook :

– Não podemos deixar de registrar essa trajetória de muita garra, luta, e de dedicação ao carnaval de rua que mesmo com as armadilhas da vida continua viva. Resistindo as intempéries, ressurgindo das cinzas, continua fazendo alegria do público que prestigia o carnaval tapense!

Helenai também relembrou os temas enredos marcantes e agradeceu a todos e todas que contribuíram com a trajetória da Sociedade Recreativa, Beneficente e Cultural Apito de Ouro.

– Se fossemos citar nomes acredito que faltaria espaço para agradecer à cada uma que ao longo desta história, se fez presente, colaborou, aplaudiu, ou gastou samba no pé na avenida ou derramou suor de garra e ousadia mostrando que nosso Apito é nota 10. Como não deixar de lembrar nossos temas enredos, passando da … primeiro samba enredo, aos ouros dos arrozais de nossa região, ao Nelson Mandela, às cores, ao arco-íris, à esperança e a tão idealizada justiça!

No carnaval deste ano (2020), o Apito de Ouro fez um desfile histórico. A sede interditada, dificuldades financeiras, nada disso impediu a entidade carnavalesca de sair na avenida, trazendo a beleza de sua história e alegria de seus integrantes.

Problemas com os carros alegóricos e as divergências com a comissão organizadora não tirou o brilho da escola que embora perdendo pontos, mostrou ser forte e aguerrida.

Afinal são 51 anos de história. E foi este o tema da escola contando “Meio Século de Lutas e Glórias. Apito de Ouro é Bodas na avenida”.

E tudo isso foi cantado pelos 200 componentes da escola ao som da bateria. Assista e relembre os melhores momentos do desfile da pioneira Apito de Ouro no ultimo carnaval :

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?