Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

O encontro ocorre na tarde de quinta-feira 09.01 na sede da Famurs em Porto Alegre. Além dos prefeitos participam da reunião representantes da Fetag, Federarroz, Farsul, Emater, defesa civil, Irga, Fecoagro e Afubra.

Além de discutir as consequências da estiagem, os participantes irão analisar os decretos de emergências promulgados pelas prefeituras.

Nove cidades decretaram situação de emergência em função da seca, e até a tarde desta terça-feira 07.01, nenhum havia sido homologado ainda.

Chuvisca, Maquiné, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Mariana Pimentel, Venâncio Aires, Pântano Grande, Boqueirão do Leão e Sinimbu.

O município de Mariana Pimentel decretou no dia 03 de janeiro situação de emergência, após levantamento da situação por conta da estiagem que atinge a região há mais de 60 dias. 

Segundo os dados contabilizados até a publicação do decreto houve uma perda da produção de milho safra 70%, fumo 40%, batata doce 30%, afetando também a produção de subsistência das famílias, escassez de água para consumo, por consequência afetando todos os setores da sociedade, somando em valores, prejuízos de mais de R$ 14 milhões de reais.

Em Camaquã a estiagem teria causado um prejuízo de R$ 70 milhões de acordo com uma estimativa realizada pela Emater. As perdas ocorrem principalmente nas culturas de tabaco, milho, soja e feijão.

A partir da decretação de Situação de Emergência, o município tem 20 dias para conclusão do processo que possibilita a homologação por parte do Estado e o reconhecimento pela União.

O presidente da Comissão de agricultura da Famurs, prefeito de Tapes, Silvio Rafaeli, adiantou que medidas devem ser tomadas pelos participantes da reunião para atenuar os prejuízos dos agricultores.

Uma delas é a renegociação de dívidas, Outra mais a longo prazo é a implantação de um projeto amplo de irrigação nos municípios agrícolas.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?