Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

Tão grande e bonita que parece um mar. Assim é a Lagoa dos Patos. Também conhecida como Mar de Dentro.

Tem 265 quilômetros de comprimento, 60 quilômetros de largura e 7 metros de profundidade.

O nome estaria ligado aos índios que habitavam a região do Rio Grande do Sul, conhecidos como “Patos”.

No extremo sul, a Lagoa dos Patos é ligada ao mar por um estreito canal e sua água é salobra.

Nossa lagoa tem como Municípios da Costa: Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, Camaquã, São Lourenço do Sul, Turuçu, Pelotas, Rio Grande, São José do Norte, Tavares, Mostardas, Palmares do Sul, Capivari do Sul e Viamão.

São muitas belezas naturais da lagoa. As praias são encantadoras atraindo muitos turistas à região Costa Doce. Inclusive as de Tapes, conhecida como “ Cidade Namorada da Lagoa”.

Um dos santuários mais bonitos da Laguna é sem dúvida, a chamada Praia de Fora. A localização da Praia de Fora é no outro lado do conhecido Saco de Tapes. A Lagoa dos Patos é enorme, na Praia de Fora nem se enxerga o outro lado da Laguna.

Porém toda essa beleza vem sendo sistematicamente poluída com o acúmulo do lixo.

 

   

O canoísta Rolo Berger é um dos maiores admiradores do local. A canoagem faz parte da vida de Rolo há 9 anos. Morador de Tapes mas natural de São Lourenço do Sul,  a Lagoa dos Patos é sua eterna paixão.

Foram várias expedições que o canoísta realizou na Lagoa dos Patos e principalmente na Praia de Fora. Segundo ele, todo o lixo que acumula na Praia de Fora vem de Porto Alegre. Já os da parte interna do saco de Tapes, tem sua origem nos turistas e pescadores que utilizam o local.

Faz sete anos que Rolo Berger vem permanentemente denunciando a situação.

Em suas expedições aproveita para fotografar e realizar vídeos mostrando o descaso causador da poluição ambiental na Lagoa dos Patos.

E afirma com certeza que a região que contém mais lixo é o trecho da lagoa entre Porto Alegre e Tapes.

A foto abaixo foi tirada no lago Guaíba, um dos afluentes que desaguá na Lagoa. Nela se percebe uma cachoeira de lixo na área urbana de Porto Alegre, no bairro Serraria na região de Ipanema.

Estima-se que haja no entorno da bacia do Guaíba 1.445.889 mil habitantes. Deste total apenas 1,2% são de populações rurais. Só Porto Alegre gera todos os dias 955 toneladas de resíduo sólido (lixo). Viamão entra com 123 t, e Canoas com 100 t/dia, para citar os mais importantes.

Esse lixo acaba vindo pela Lagoa e se acumula na Praia de Fora em Tapes.

A foto tirada pelo Canoísta acabou circulando por vários canais de esportista e navegadores náuticos, assim como em sites ambientalistas do Rio Grande do Sul. Inclusive o atual prefeito de Porto Alegre já acessou a foto e mostrou preocupação com a situação.

Outra fonte de poluição é o lixo jogada na área urbana de Tapes, principalmente nas sangas da Charqueadas e do Arroio Teixeira. Conforme foto abaixo.

.

Mensalmente são coletados em Tapes 200 toneladas de lixo, segundo informações da área ambiental da Prefeitura.

Em 2015 Rolo Berger gravou um vídeo que mostra com precisão a situação de degradação ambiental causada pelo lixo acumulado na praia de fora.

– Mais te digo com certeza a região com mais lixo na lagoa é esta, entre Porto Alegre e Tapes. A maioria deste lixo agora tá enterrado na areia se for lá agora já vai se ver só a metade. Já faz mais de 7 anos que eu brigo e divulgo sobre o lixo que vem de Porto Alegre e o que é jogado aqui em Tapes.

Infelizmente, a humanidade trata os ambientes aquáticos como se fossem uma grande lixeira. Lastimavelmente, uma cena como essa da Praia de Fora e também no Lago Guaíba causam grande preocupação. Todo esse lixo que aqui chega, acaba contaminando a natureza. É preciso que aumentemos a consciência sobre o problema criado ao se jogar o lixo na água.

Importante que a população , pescadores, turistas e velejadores não descartem  lixo doméstico ou até mesmo lixo eletrônico no entorno das sangas, arroios, principalmente na lagoa. Evitarão assim uma série de transtornos, desde a proliferação de doenças, alagamentos e enchentes.

A água é o principal recurso do planeta. Preservá-la significa garantir a manutenção da vida!

O vídeo abaixo foi gravado em 2015 pelo canoísta Rolo Berger que nos cedeu para divulgação. É uma mostra da situação da Praia de Fora que permanece com cenário semelhante até hoje.

Campartilhe.

Sobre o Autor

1 comentário

  1. Paulo Silveira em

    Essa é a parte boa, visível da falta de educação e desprezo pelo meio ambiente. E a parte invisível, oleos, venenos, tintas e vernizes e remédios….a coisa é muito trágica.

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?