Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

Tramita na Câmara de vereadores de Tapes projeto de lei que institui o Dia Municipal do Butiá. A iniciativa é da vereadora Catia Iribarrem Longarai. Pela proposta a data comemorativa será no dia 13 de março.  

Na justificativa do projeto, a parlamentar afirma que a demanda foi encaminhada pela comunidade de Tapes que participa da Rota dos Butiazais, após ampla discussão. 

O dia 13 de março foi escolhido pelo fato de corresponder ao período de frutificação do butiá no Brasil, no Uruguai e na Argentina. 

A Rota dos Butiazais é uma rede que conecta pessoas e ecossistemas em três países (Brasil, Uruguai e Argentina) para a conservação e uso sustentável da biodiversidade, articulando conhecimentos com a oferta de serviços ecossistêmicos e outros serviços com potencial para geração de renda em territórios onde o valor histórico e cultural do butiá se destaca. Essa rede é composta por 52 municípios (42 no Brasil, 6 no Uruguai e 4 na Argentina). 

O Município de Tapes se destaca na Rota dos Butiazais por abrigar o maior remanescente de butiazais da espécie Butia odorata no Brasil. 

No Dia Municipal do Butiá em Tapes a intenção é que seja realizados eventos, seminários, palestras, oficinas de culinária e artesanato e exposições. 

Entre os objetivos a vereadora Cátia destaca o estimulo a conservação ambiental, o uso sustentável dos butiás e dos butiazais, o fortalecimento da rede da Rota dos Butiazais, e os aspectos sociais, histórico-culturais, ambientais e econômicos, possibilitando parcerias e integração entre diferentes atores que têm vínculo com o butiá e os butiazais, além de promover atividades de pesquisa e desenvolvimento, através da articulação institucional e definição de políticas que possibilitem a conservação e uso sustentável dos ecossistemas de butiazais em Tapes. 

Recentemente, em 15 de junho de 2021, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou por unanimidade um projeto de lei que institui a Rota dos Butiazais no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul (PL 300/2019), o que evidencia a importância estratégica de estabelecer o Dia Municipal do Butiá em Tapes. 

Um minuto, por favor…  

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Portal A Notícia se financia por meio da sua própria comunidade de leitores. Nossos conteúdos são abertos a todos e todas leitoras, mas você pode apoiar através de assinaturas solidárias. Veja como: 

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?