Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

A adoção de animais tem se tornado algo cada vez mais comum nas famílias brasileiras.  

 Entretanto, quanto mais velho, menores são as chances de o animal encontrar um novo lar. Em geral, os adotantes preferem filhotes por acreditarem que a adaptação a nova família e a criação pode ser mais fácil. 

 No entanto, normalmente, as coisas são bem diferentes do que se imagina. As devoluções ocorrem com maior frequência entre os filhotes. Isso porque a pessoa não educa o animal.  

 O filhote é como uma criança, você precisa mostrar o que pode ou não, se isso não é feito, o animal tem comportamentos que não são admitidos em casa.  

 Sim, alguns são mais calmos, mas precisamos SEMPRE ter consciência antes de adotar, que existem os mais hiperativos que necessitarão de mais atenção e paciência. Nunca use a violência para educar um animal.  

 No processo de adoção o mais importante não é o tamanho ou a idade, mas sim o temperamento do animal, que deve ser compatível com o da família. 

 De nada adianta você adotar um cão porte pequeno e ele ter um temperamento no qual a família não está disposta a compreender, educar e impor limites.  

 As vantagens de adotar um animal adulto:  

 Tranquilidade. Por já ter passado da fase de crescimento dos dentes e agitação dos seus primeiros meses de vida, é um animal que não chora durante a noite, que é mais calmo ao longo do dia, evitando uma possível bagunça e destruição de móveis e sapatos pela casa.  

 Independência. O fato de serem mais calmos, facilita a aprendizagem das regras e a adaptação a quaisquer mudanças. Fora isso, eles não precisam de companhia em tempo integral, como acontece com os filhotes. 

 Personalidade e temperamento definidos. O adotante pode encontrar de forma mais assertiva um melhor amigo que se encaixe perfeitamente na sua família e rotina, podendo optar por um animal mais ativo ou calmo, já que a personalidade do gato ou cachorro já está definida e não mudará. 

 Defensor. Consegue defender o território em que vive com sua família de pessoas estranhas e desconhecidas.  

 Porte definido. Os cães e gatos adultos por não crescerem mais facilitam a tarefa que seus donos têm em definir o melhor espaço para ele. O que também evita o fato da família ser surpreendida com o seu crescimento, algo que acontece com muitos filhotes.  

 Em relação aos cuidados, depende de cada animal, mas no caso do filhote, ele sempre exige mais. Não dá para doar um filhote e a pessoa não estar o tempo inteiro em casa, é igual uma criança de dois ou três anos.  

 Quando ele é adulto, o mesmo já sabe onde estão as coisas, tem uma rotina e aí sim ele pode ficar sozinho em determinados períodos. Em casos de saúde são cuidados simples, que precisam apenas seguir o tratamento, ir no veterinário com mais frequência, tomar uma vitamina.  

 O que se prega para o humano serve para o animal também.  

 E você? Já pensou na possibilidade de adotar um animal adulto e dar a ele uma nova chance de viver com dignidade?  

 Consulte as redes sociais do Grupo Amigos do Bem Tapes e pesquise! Seu melhor amigo pode estar por lá! Facebook: Amigos do Bem Tapes – RS

Instagram: @amigosdobemtapes

 Segue a lista de alguns animais que estão para adoção pelo Grupo voluntário da nossa cidade: 

1- Kiara – Fêmea caramelo, jovem, adulta, castrada, carinhosa porém muito medrosa.

2- Cristal e Chocolate – Preferência por adoção conjunta. São jovens e já estão recebendo
os primeiros cuidados para receber sua nova família. Castração obrigatória pelo Grupo.

3. Filomena – fêmea jovem, porte médio, castrada, dócil e carinhosa, se dá bem com outros animais.  

4- Mafalda foi adotada juntamente com a filha Cuca. Ambas foram resgatadas e castradas
pelo Grupo e adotadas por Mirian Shumann. Hoje vivem saudáveis e felizes em seu novo lar!! Livre das ruas, da maldade humana e da procriação.

Campartilhe.

Sobre o Autor

1 comentário

  1. Temos vários animais que adotamos adultos, alguns chegaram aqui já idosos e todos trouxeram muitas alegrias. Adotar animal adulto é TUDO DE BOM! São eternamente gratos, muito amorosos e dão muito menos trabalho, personalidade já definida.

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?