Aviso no Topo do Site
Acompanhe as últimas notícias de Tapes e Região.

A Frente Parlamentar em Defesa dos Bombeiros Voluntários da Assembleia Legislativa protocola, nesta quinta-feira 12.03, projeto para garantir a atuação da corporação em municípios gaúchos, independentemente do tamanho da população.

O anúncio ocorreu na tarde da segunda-feira (9), durante reunião na Assembleia Legislativa, que contou com a presença do prefeito Silvio Rafaeli. E representantes dos Bombeiros Voluntários de Tapes.

Ano passado, o Comando dos Bombeiros Militares/RS, publicou Portaria definindo que somente cidades com menos de 15 mil habitantes poderão contar com uma unidade de Bombeiros Voluntários.

Tapes por possuir 17 mil habitantes teria fechada sua guarnição de BVs.

A notícia causou impacto e tem gerado preocupação entre os 1.300 voluntários que atuam nas mais de 50 cidades que contam com atuação dos Bombeiros Voluntários. Destas em torno de 40% em cidades com menos de 15 mil habitantes.

Já as com mais de 15 mil até 30 mil habitantes, caso de Tapes, deverão ter Corpo de Bombeiros Comunitário. Sendo uma parte da guarnição composta por militares e outra por civis.

Neste caso as prefeituras teriam que contratar os civis e garantir a infra estrutura necessária. E o governo do Estado entraria com os bombeiros militares e alguns equipamentos.

Durante a reunião o presidente da Frente, deputado Elton Weber (PSB) antecipou que será necessária a prorrogação do prazo de entrada em vigor das normas para que o projeto possa tramitar.

O pedido de postergação e a minuta do projeto serão entregues a governador Eduardo Leite também na quinta-feira.

O encontro da Frente foi acompanhado pelos prefeitos de Igrejinha, Poço das Antas, Rolante, São Sebastião do Caí, Tapes e Westphalia. Todos manifestaram apoio total ao projeto.

Também participaram bombeiros voluntários de Candelária, Marau, Rolante, São Sebastião do Caí, Sobradinho, Tapes e Teutônia. Integrantes da Frente, os deputados Pepe Vargas (PT) e Franciane Bayer (PSB) acompanharam o debate e fizeram contribuições. Participaram ainda representantes de 14 deputados.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPÉ
AGORA É HORA DE SER VOCE?